Volkswagen lança Novo Curso de Mecatrônica em SP


Curso terá 3 anos de duração e contará com diploma reconhecido pelo Governo Alemão.

A renomada empresa fabricante de veículos automotores Volkswagen, através de uma parceria feita com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), realiza a formação constante de profissionais no Curso de Mecatrônica. Este curso é realizado na unidade da empresa em São Bernardo do Campo (SP) e já formou mais de 6,4 mil discentes nos seus 42 anos de existência.

A novidade é que a Volkswagen anunciou que esta qualificação passará a oferecer para os alunos um diploma profissional de mecatrônico que é reconhecido inclusive pelo governo alemão.


Esta iniciativa é pioneira entre as empresas do setor automotivo aqui no país, tendo em vista que este curso de mecatrônica segue os padrões de ensino utilizados na Alemanha. Para que o Senai consiga atingir esse patamar de qualidade foi necessário alterar o tempo de duração das aulas, sendo que o curso que tinha duração de apenas 02 anos passará a ter uma duração de 03 anos.

Além desse aumento na carga horária do curso, os alunos irão contar com novas aulas práticas, as quais serão realizadas por meio da inserção dos alunos no processo produtivo da Volkswagen e contará com a supervisão de um tutor. Outra novidade é o fato de que o curso irá incorporar uma quantidade maior de conteúdo da disciplina de eletroeletrônica.

De acordo com a Volkswagen, os estudantes que concluírem o curso com aproveitamento estarão capacitados para exercer as suas atividades laborais na área de mecatrônica em qualquer empresa de origem alemã no mundo.



Os alunos que se formarem neste curso, além do diploma alemão, irão ainda ser contemplados com outros três certificados de conclusão que serão concedidos pelo próprio Senai.

A primeira turma que irá fazer o curso nestes moldes terá início no mês de fevereiro do ano de 2016, sendo que ela será composta por 20 discentes que serão 50% oriundos da Volkswagen do Brasil e os outros 50% oriundos de parcerias com outras empresas.

Por Adriano Oliveira

Deixe o seu comentário

Um comentário em “Volkswagen lança Novo Curso de Mecatrônica em SP

  1. Fernando

    Pra fazer o curso Técnico em mecatronica no sensitive dentro da Volkswagen é necessário ser funcionário direto da Volks?
    Pois sou prestador de serviços na Volkswagen (terceiro) e gostaria muito de ter essa oportunidade de estudo.