Vagas abertas para bolsas para Professores e Pesquisadores no Programa Cátedra CAPES – Universidade de Bolonha


A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), instituída como Fundação Pública pela Lei nº 8.405, de 9 de janeiro de 1992 , conhecida como Fundação Capes, lançou, no último dia 28, edital para o Programa Cátedra CAPES / Universidade de Bolonha, que tem por objetivo, segundo o edital, aprofundar a cooperação acadêmica entre instituições de ensino superior e centros de ciência e tecnologia brasileiros e estrangeiros, a fim de promover o desenvolvimento da ciência e tecnologia no Brasil e na Itália. Segundo informações do Edital, no Brasil, a CAPES é o instituto incumbido pelo programa; na Itália, o instituto encarregado pela execução é a Universidade de Bolonha, instituição pública pertencente ao sistema universitário italiano.

O presente certame tem por intuito oferecer bolsa a pesquisador e professor sênior do Brasil, especialista em qualquer disciplina ou área acadêmica. Serão oferecidas 2 vagas, pelo período de um semestre acadêmico. As atividades estão previstas para ocorrer a partir do ano de 2015 com possibilidade de opção também para o ano de 2016.


Conforme informações do site da CAPES, as inscrições podem ser feitas até o dia 1º de março de 2015, por meio do preenchimento do formulário de inscrição disponível no seguinte endereço: www.capes.gov.br, sendo totalmente gratuitas e realizadas somente via internet.

Segundo as informações da CAPES, serão oferecidos entre outros benefícios: auxílio seguro saúde, auxílio instalação, mensalidade, acomodação. Ainda é ressaltado que durante sua estadia, o candidato poderá usufruir das instalações e serviços da Universidade normalmente.

Quanto à obtenção do visto, conforme o edital, a Universidade de Bolonha ajudará na interação do bolsista com as autoridades consulares visando facilitar a obtenção do visto italiano, contudo a responsabilidade última sobre os documentos de viagem continua sendo do candidato. Cabe-nos destacar que a Itália é um país que investe de forma contundente na expansão de colaboração científica, tendo uma forte rede de programadas de interação e intercâmbio.



Para mais informações, acesse capes.gov.br.

Por Thiago José Fernandes

Deixe o seu comentário

Um comentário em “Vagas abertas para bolsas para Professores e Pesquisadores no Programa Cátedra CAPES – Universidade de Bolonha

  1. Plínio José Coelho

    Sou professor de Biologia em Lages SC e quero saber se existe algum curso de aperfeiçoamento com bolsa.