Vagas abertas no Curso Técnico de Agronegócio no Mato Grosso do Sul


Começaram as inscrições para o Curso Técnico de Agronegócio em Mato Grosso do Sul na segunda-feira (17 de novembro) e estarão abertas até 10 de dezembro, seguindo o calendário nacional de cursos. As inscrições podem ser feitas no portal do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), no site www.senar.org.br/etec, onde o candidato deverá formalizar a inscrição para o processo seletivo.

Os cursos serão ministrados nos municípios de Dourados, Maracaju e Inocência, com apoio dos sindicatos rurais e são gratuitos. Não foi por acaso que esses municípios foram selecionados para receberem esse curso, já que concentram grande número de propriedades rurais, e possuem suas economias baseadas no Agronegócio.


Inicialmente estão disponíveis 80 vagas divididas em 4 turmas de 20 vagas cada.

O curso contém material de apoio, que consiste de um kit contendo material impresso e videoaulas gravadas em DVD. O pré-requisito para esse curso é o curso médio completo.

O Senar pretende formar uma rede de cobertura nacional com mais de 100 polos de cursos presenciais, dispondo de mais de 20.000 vagas que funcionarão em nove estados: Santa Catarina, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, Sergipe, Paraíba, Pará e Amazonas, respectivamente.



De acordo com o Coordenador Roberto Murillo Mathias Costa Junior, do Senar de Mato Grosso do Sul, os cursos contam com a colaboração entre os sindicatos rurais e os polos da rede e-Tec, que viabiliza a realização dos cursos e oferecem suporte aos alunos e professores. Nos espaços disponibilizados pelos sindicatos os alunos podem acessar o portal da Senar, uma vez que contam com acesso à internet. Até 2016 serão abertos novos centros, que certamente irão despertar o interesse dos trabalhadores rurais.

Para Rogério Baretta, da Senar de Mato Grosso do Sul, o curso em rede deverá atender a grande demanda por qualificação dos trabalhadores do campo. A atividade agrícola nesse estado está cada vez mais mecanizada e dotada de alta tecnologia, o que aumenta a demanda por melhor qualificação, já que ocorre uma rápida mudança nos processos e rotinas, transformando muitas das atividades anteriores, que eram mais intensivas, porém pouco qualificadas, por novas atividades mais especializadas.

Por Russel 

Deixe o seu comentário

Um comentário em “Vagas abertas no Curso Técnico de Agronegócio no Mato Grosso do Sul

  1. Luan

    Queria saber se as inscrições estão abertas ainda? Tenho uma nota boa no e nem e queria me inscrever.
    Att. Luan Sousa