Vagas abertas em cursos técnicos no IFMS



O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do Sul (IFMS) abriu um processo seletivo para o preenchimento de 1.040 vagas em 7 cursos técnicos, os quais são de nível médio. Para concorrer a uma das vagas o candidato deve ter concluído o ensino fundamental até a data da matrícula e estar inscrito no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).

As inscrições podem ser efetuadas até o dia 20 de outubro, sendo que, caso aprovado, o aluno recebe a formação básica equivalente ao Ensino Médio e profissional, conforme curso escolhido. Todos os sete cursos têm duração de 3 anos, com carga horária de no mínimo 1,2 mil horas.



Do total das 1.040 vagas, 160 são destinadas à cidade Aquidauana, 80 para Corumbá, 160 para Coxim, 120 para Nova Andradina, 240 para Ponta Porã, 160 para Três Lagoas, e 120 para Campo Grande. Conforme disposição legal, 50% das vagas serão preenchidas por alunos que cursaram o ensino fundamental em escolas públicas, ainda dentro dessa porcentagem e na mesma condição escolar se incluem os candidatos com renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, e os autodeclarados pretos, pardos e indígenas.

Os turnos escolares serão matutinos e vespertinos, exceções feitas ao curso Técnico em Edificações, que é integrado com a Educação de Jovens e Adultos (EJA), com sede em Aquidauana, e ao curso Técnico em Agropecuária com regime escolar em período integral, tendo sua sede em Nova Andradina, onde o aluno tem a opção de ficar alojado.



O IFMS já divulgou a data e horário do exame seletivo: 16 de novembro às 8h15, lembrando que no Mato Grosso do Sul o fuso horário é de uma hora a menos do que em Brasília. A prova será composta por 20 questões de português, 20 de matemática e 10 de conhecimentos gerais. A publicidade do resultado se dará no dia 2 de dezembro.

Mais informações podem ser buscadas no site do Instituto: www.ifms.edu.br.

Por Vinicius Cunha

Deixe o seu comentário