Vagas Abertas em Cursos Técnicos do Pronatec na Bahia


São ofertadas 300 vagas em cursos técnicos de nível médio do Pronatec na Bahia.

Foi divulgada a informação de que estão abertas as inscrições para os cursos técnicos, de nível médio, do Pronatec. As inscrições foram abertas nessa segunda-feira, dia 16 de julho de 2018.

Ao todo, foram disponibilizadas 300 vagas, sendo que esse total 60 vagas serão para o município de Guanambi, 60 vagas serão direcionadas para o município de Jequié, 60 para o município de Juazeiro e o restante das vagas serão direcionadas para Salvador.


Os interessados em participar do processo de seleção e concorrer a uma das vagas disponíveis devem realizar as inscrições até 31/07/2018, por meio do site da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, no seguinte link http://www3.sec.ba.gov.br/sisec/pronatec/verificaMatricula.seam?cid=9.

Esse projeto é uma parceria entre a secretaria de educação do Estado com o SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, projeto que foi possível por causa do PRONATEC – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego.

A oferta é destinada para aqueles que já concluíram o Ensino Médio de maneira gratuita, em escolas da Rede Pública de Educação da esfera federal, municipal ou estadual, ou ainda que tenham, comprovadamente, realizado o Ensino Médio em alguma instituição filantrópica ou em instituição privada, desde que, tenham sido bolsistas integrais.



Vale ressaltar que, no momento de preencher as vagas disponíveis, será dada a preferência para os candidatos que tenham entre 16 anos e 29 anos.

O processo de seleção dos candidatos acontecerá em 3 etapas:

Etapa 1 – Nessa etapa será feito um sorteio eletrônico aleatório e que terá caráter classificatório. Nesse momento, todos os inscritos no processo vão concorrer.

2ª etapa – Nessa fase será aplicada, aos candidatos selecionados pelo sorteio aleatório e aprovados na etapa anterior, a prova escrita composta por disciplinas de português e de matemática do ensino médio.

3ª etapa – Candidatos que forem bem na prova de português e matemática e, consequentemente, aprovados na segunda etapa, participarão dessa fase. Na última fase será feita uma dinâmica em grupo e a entrevista individual.

Os candidatos que se saírem bem na dinâmica e na entrevista conseguirão a aprovação final e irão participar de um dos cursos técnicos, oferecidos pelo Pronatec.

O sorteio eletrônico, informado acima, que acontecerá na primeira etapa do processo de seleção, fará a classificação dos candidatos de maneira aleatória, na ordem crescente. Essa classificação será realizada no dia 1º de agosto de 2018 e o resultado será publicado pelo Portal da Educação.

Os candidatos que forem classificados nesse sorteio eletrônico da fase inicial deverão comparecer ao Centro de Educação Profissional, que escolheram no momento da candidatura, no dia 11 de agosto de 2018 para a aplicação da avaliação escrita.

A aplicação da prova está com seu início previsto para as 13h30 e o término será às 17h30. No dia da prova, os candidatos devem chegar ao local munidos de algum documento de identificação com foto.

Candidatos que forem aprovados no processo de seleção e conseguirem uma vaga no curso técnico em Administração, vão receber uma bolsa-auxílio no de R$ 15,00 ao dia, referente a cada dia cursado. Esse valor da bolsa, visa cobrir as despesas do transporte e da alimentação, além disso, os alunos vão receber todo material didático de forma gratuita.

Sobre o Pronatec

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, o Pronatec, tem como objetivo promover a expansão e democratização da entrega de cursos técnicos e de profissionais de nível médio, e da oferta de cursos de formação inicial e continuada destinadas a trabalhadores.

Os interessados em concorrer à uma das 300 vagas disponíveis devem acessar o site da Secretária de Educação do Estado da Bahia, conforme já informado acima.

Por Rosângela Rodrigues

Deixe o seu comentário