Vagas abertas em cursos gratuitos na ANA


Iniciaram as inscrições para os cursos a distância da Agência Nacional de Águas (ANA). Há 5 mil vagas disponíveis, todas para cursos gratuitos envolvendo temas da área de recursos hídricos, entre eles há “comitês de bacias hidrográficas” e “monitoramento da qualidade da água”.

Interessados podem se inscrever até o dia 19 de outubro pelo site da ANA (capacitacao.ana.gov.br). O preenchimento das vagas ocorre por de inscrição, cada candidato pode se inscrever em até dois cursos. Conforme a instituição, o término das inscrições para cada capacitação ocorre no momento que o número total de alunos previstos for atingido. 


Três cursos iniciarão as atividades no dia 21 de outubro, estendendo-se até 16 de novembro, são eles: Comitê de Bacia: o que É e o que Faz?, Caminho das Águas e Monitoramento da Qualidade da Água. Há mil vagas disponíveis para cada um dos cursos anteriormente citados.

O curso “Caminho das Águas” possui carga horária de 40 horas, tem como objetivo disseminar a educação e a conscientização dos cidadãos por meio de práticas sustentáveis que envolvem os recursos hídricos.

O curso “Comitê de Bacia: o que É e o que Faz?” possui carga horária de 20 horas, tem como objetivo estimular a sociedade a participar da gestão dos recursos hídricos. O público-alvo são agentes gestores e membros de comitês.



O curso “Monitoramento da Qualidade da Água” possui carga horária de 40 horas.

Do dia 21 de outubro a 2 de novembro será formada a primeira turma do curso “Medindo as Águas do Brasil: Noções de Plu e Fluviometria”. De 3 a 16 de novembro haverá aulas para a segunda turma. O curso, com carga horária de 10 horas, tem como objetivo explanar conceitos em relação às medições das águas da chuva e dos rios.

Os alunos que conseguirem atingir 60% de aproveitamento nas avaliações terão direito a certificado digital.

Mais informações podem ser obtidas através do site clicando aqui.  

Por Rafaela Fusieger

Deixe o seu comentário