Sisutec 2017 – Cursos, Inscrições

Escrito por admin em 23/01/2017  /   Postado em Cursos, Cursos técnicos, Sisutec




Sisutec oferta vagas gratuitas voltadas para cursos técnicos que podem ser aproveitadas por candidatos que foram participantes do Enem.

Criado em 2013 o Sisutec – Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica é uma das melhores oportunidades que existem atualmente no Brasil para aquelas pessoas que querem se qualificar por meio de um curso técnico, mas que, em contrapartida, não possuem condições de arcar com as despesas.

O Sisutec surgiu inspirado em outro programa conhecido do Governo Federal, o Sisu – Sistema de Seleção Unificada. Gerenciado pelo Ministério da Educação, por meio dele diversas instituições de ensino públicas e privadas de educação tecnológica disponibilizam vagas gratuitas voltadas para cursos técnicos que podem ser aproveitadas por candidatos que foram participantes do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio.

Como funciona o Sisutec:

O Sisutec tem um funcionamento bem simples. Basicamente há apenas uma única etapa sendo ela a inscrição. Ao realizar a inscrição o candidato precisa escolher duas opções de cursos que estão sendo ofertadas. É interessante observar que essa escolha deve ser feita em ordem de preferência.

Além disso, no momento da inscrição o candidato também precisa indicar que tipo de vaga pretende concorrer. Ou seja, se está se inscrevendo na condição de bolsista integral, para vagas de ampla concorrência ou para vagas reservadas.

Confira mais informações acessando Inscrições Sisutec 2017 (pronatec2017.pro.br/sisutec-2017-inscricoes-e-cursos).

Uma coisa muito importante que o participante do Sisutec deve saber é que ainda no período de realização das inscrições (enquanto as mesmas estiverem abertas) ele poderá mudar sua opção de cursos. Após o fim do período de inscrições, o sistema do Sisutec, irá automaticamente selecionar aqueles que foram melhores classificados nas provas do Enem e direcioná-los para os cursos. É interessante lembrar que caso o candidato tenha uma nota que seja ideal para os dois cursos apontados o sistema vai optar pelo primeiro. Por isso, mais uma vez, a indicação dos cursos precisa ser feita em ordem de preferência.

Sisutec 2017 – Cursos:

Os cursos técnicos que são oferecidos através do Sisutec são completamente gratuitos. Vale destacar que eles são ministrados pelas principais e mais respeitadas instituições de ensino do país. Em média a duração dos cursos é de 2 anos contando com uma carga horária que oscila entre 800 e 1.200 hora/aula.

Os cursos do Sisutec objetivam o desenvolvimento do profissional da área escolhida e para isso eles focam mais na parte do aprendizado prático do que no teórico. Abaixo selecionados alguns dos cursos do Sisutec 2017 que mais contam com vagas. Confira:

– Técnico em Informática;

– Técnico em Segurança do Trabalho;

– Técnico em Meio Ambiente;





– Técnico em Edificações;

– Técnico em Radiologia;

– Técnico em Eletrotetécnica;

– Técnico em Informática para Internet;

– Técnico em Redes de Computadores;

-Técnico em Computação Gráfica

Para 2017 há uma expectativa muito grande de que o número de vagas oferecidas seja bem maior do que o oferecido em 2016. Isso provavelmente deve ocorrer já que é tendência do Sisutec aumentar a distribuição de vagas.

As vagas do Sisutec são oferecidas por instituições federais, particulares, da rede pública e também pelas instituições que fazem parte do Sistema S como o Senac e Senai. Apenas em 2016 tivemos uma oferta de mais de 83.600 vagas.

Como se inscrever:

As inscrições no Sisutec são realizadas via internet por meio do site http://sisutec.mec.gov.br. Para se inscrever o candidato precisa estar de posse do número de inscrição e a senha do Enem do último ano, neste caso, 2016. No caso de ter perdido algum dado basta acessar o portal do Enem para recuperar a senha. Aliás, no próprio site do Sisutec há essa opção.

Fique ligado em nossas atualizações. Assim que o cronograma do Sisutec 2017 for divulgado nós trazemos para vocês!

Por Denisson Soares



6 Comments

  1. Adenilson 13/07/2017 06:07 /

    As inscrições já começaram???

  2. Joao Batista da silva 14/07/2017 06:37 /

    Obrigado por me enviar emails com novidades

  3. Mau Rose 03/08/2017 06:04 /

    Quem não Fez Enem não pode concorrer a uma vaga,gostaria muito de fazer um curso técnico na área da saúde ,mas não fiz prova do Enem

  4. Ana Carolina Oliveira Lopes 21/08/2017 16:34 /

    Gostaria de saber quais cursos que estão tendo disponíveis?

  5. Zuleide Rufino da Silva 21/08/2017 16:34 /

    Bom dia,
    Gostaria de receber informações sobre cursos gratuitos.
    Grata,
    Zuleide

  6. Luciene 16/09/2017 01:54 /

    Boa tarde!

    Pretendo fazer o enem esse ano, pra mim ter direito ao curso técnico gratuito é avaliado minha nota do enem?

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

  • Comprinhas Comércio Ltda.
    CNPJ: 11.843.532/0001-07
    Av. Cândido de Abreu, 776 / 803
    Centro Cívico - Curitiba / PR
    CEP: 80.530-000
Copyright© 2010-2014 - Cursos Novos - Cursos Técnicos