Senai-MG pretende realizar 160 mil matrículas em cursos até o final de 2014



Desde o primeiro semestre de 2014 e perdurando durante o segundo é mais do que evidente que existe, em termos de educação profissional, um descompasso entre as vagas que são ofertadas e os jovens interessados em fazer algum curso. Para entender melhor esse panorama vejamos a situação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), no estado de Minas Gerais. O Senai disponibilizou 15 mil vagas para o primeiro semestre de 2014 em relação a um número total de 70 mil interessados. De acordo com o próprio Senai-MG não tem como dizer que a oferta de vagas é bastante pequena frente a demanda de interessados.

Comparativos:



Aqui no Brasil apenas um percentual de 6,6% dos jovens com até 25 anos de idade escolhem participar (ou ingressar) na educação profissional.

Levando em consideração os dados demográficos da população nacional cerca de 10% já participaram de algum curso de educação profissional. Esse índice é relativamente baixo quando o comparamos com a média apresentada pelos 30 países mais ricos. Nesse caso o índice apresentado é de 35% de jovens em cursos técnicos contra 48% em relação ao estoque populacional do país.



Para conseguir uma vaga no Senai o candidato tem obrigatoriamente que passar por um processo seletivo. Essa seleção está padronizada para ocorrer duas vezes por ano. A seleção geralmente leva em consideração itens do nível fundamental nas disciplinas de matemática e português.

O Senai-MG estima que até o final de 2014 seja possível realizar na instituição cerca de 160 mil matrículas. Em 2013 foram 137 mil inscritos. De acordo com o curso (área) escolhido pelo candidato ele poderá desenvolver sua qualificação pelo período de seis meses ou até dois anos.

Outro detalhe importante é que o número de vagas costuma variar de acordo com a área. No caso da construção civil às vezes não se chega a um candidato por vaga. Em contrapartida o curso de informática tem uma média de 25 a 30 candidatos por vaga.

Sobre os cursos vale ressaltar para os interessados que 90% deles são gratuitos.

Por Denisson Soares

Deixe o seu comentário

Um comentário em “Senai-MG pretende realizar 160 mil matrículas em cursos até o final de 2014

  1. Fabíola Pereira Santos

    Desejo um curso da qual quero me qualificar para o mercado de trabalho.