Pronatec é um gerador de empregos

Escrito por admin em 03/11/2014  /   Postado em Curso profissionalizante, Cursos, Notícias, Pronatec, Vagas




Um dos objetivos do Pronatec de acordo com o site (pronatec.mec.gov.br), é aumentar as oportunidades educacionais aos trabalhadores por meio de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional, pois nos últimos anos tornou-se visível a escassez de trabalhadores qualificados, e a falta de mão de obra. E para reverter o quadro a Presidenta Dilma Rousseff, em 2011, criou o Pronatec, com a finalidade de atender a essa demanda e qualificar os jovens para o mercado de trabalho.

De acordo com o portal (mec.gov.br), o programa qualifica o trabalhador, pois quem parou de estudar tem a oportunidade de voltar com o Pronatec. A presidenta tem uma grande atenção com o programa, e ela mencionou o seguinte: “Com ele estamos conseguindo aumentar os salários dos trabalhadores brasileiros”. Trocando em miúdos, ela quis dizer que o Pronatec vem suprir nos estados a falta de qualificação, tanto para os trabalhadores quanto para o jovem, pois cada região tem seus déficits em termos de mão de obra especializada.

Os cursos que são oferecidos estão intrinsicamente ligados ao mercado de trabalho, e são vinculados à rede federal de educação profissional continuada e tecnológica, aos institutos federais, escolas técnicas, redes estaduais de educação profissional e tecnológica dos estudos nos estados do AC, AP, PA, PI, MG, BA, GO, MS, MT e pelos serviços nacionais de aprendizagem Senai, Senac, Senat, Senar. Através das demandas dos setores produtivos é que são criados os cursos, com base na oferta e procura da mão de obra, e também para indução de oferta qualitativa de cursos nas diversas regiões do país.





Camila Cardoso é uma das estudantes, que receberam o certificado em 2013. Ela concluiu o curso de salgadeira no Serviço Nacional da Indústria (Senai). “Soube do Pronatec, por uma amiga, fui lá e fiz o curso. Hoje consigo ajudar a sustentar a minha casa e meu filho de 4 anos”, diz a estudante em depoimento ao portal.mec.gov.br.

Concluímos que o Pronatec é um programa que capacita e abre portas para os alunos que nele se qualificam, pois estarão aptos ao mercado de trabalho e à demanda que o mesmo oferece, pois atualmente os setores econômicos e empregatícios do país, exigem cada vez mais a capacitação de profissionais para atuarem nos diversos setores da mão de obra no Brasil. E essa oportunidade de qualificação e emprego está aberta a todos aqueles que queiram estudar, se qualificar e buscar um futuro melhor.

Por Marisa Torres



Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

  • Comprinhas Comércio Ltda.
    CNPJ: 11.843.532/0001-07
    Av. Cândido de Abreu, 776 / 803
    Centro Cívico - Curitiba / PR
    CEP: 80.530-000
Copyright© 2010-2014 - Cursos Novos - Cursos Técnicos