Pronatec 2017 – Programa tem 4 Mil Vagas em Goiás


Inscrições podem ser feitas até o dia 18 de novembro de 2016.

O total de 43 cidades do estado de Goiás serão contempladas pelo Programa Pronatec, que é o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, que oferece 4 mil vagas. As inscrições se encerram no dia 18 de novembro.

O Pronatec é um importante programa criado pelo Governo Federal para capacitar novos profissionais para atuarem em vários segmentos. Para o estado de Goiás serão oferecidas 4 mil vagas, em 54 cursos, especialmente desenvolvidos para atender as necessidades dos APLs (Arranjos Produtivos Locais) e das empresas que atuam na região, que desenvolvem atividades nos segmentos de apicultura, confeceção e industrial.


A parceria feita pela SED (Secretaria do Desenvolvimento de Goiás) e pelo Mdic (Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços) visa a capacitação técnica para abastecer postos de trabalho que passam pela escassez de mão de obra especializada.

A oferta desses cursos surge a partir de um estudo no setor produtivo, onde verificou-se essa necessidade. Diante dessa necessidade, o Ministério envia recursos para o desenvolvimento desses cursos que se mostram ferramentas eficazes para a economia como um todo, pois o profissional que possui uma qualificação tem maiores oportunidades de emprego, remuneração e produtividades, além da empresa com isso também crescer em competitividade, produtividade e qualidade.

Goiás é um estado que está sempre buscando por novos profissionais capacitados, apresentando uma considerável taxa de empregabilidade. Aproximadamente 60 a 70% dos alunos do Pronatec, quando se formam, já são contratados.



Ainda nesse momento de crise a qual o Brasil vem enfrentando, Goiás se torna um exemplo, pois busca ter maior projeção no mercado, trabalhando com colaboradores que sejam capacitados e qualificados no segmento em que atuam.

O estado é referência para os demais estados brasileiros, pois mantêm essa associação entre as políticas públicas que são especialmente desenvolvidas para que o trabalhador tenha mais chances na conquista de um emprego e o setor produtivo que vê nesses cidadãos qualificados a oportunidade de expandir os negócios.

Na capacitação de novos profissionais, não são apenas as pessoas que ganham, pois as empresas também lucram em todos os sentidos oferecendo melhores produtos, maior qualidade e assim se expandem e geram mais empregos e mais renda para o estado e para o país.

Os cursos são gratuitos e as inscrições vão até o dia 18.

Sirlene Montes

Deixe o seu comentário