Pronatec 2.0 – Segunda etapa do programa será realizado em 2015


O governo anunciou no dia 18 de junho uma segunda etapa do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) que foi apelidado de Pronatec 2.0 e deve ser executado logo no começo de 2015 com uma meta de mais de 8 milhões de beneficiados.

Neste ano o governo planeja um investimento de R$ 5,5 bilhões em cursos profissionalizantes e técnicos em todo o país, isso resulta em um salto de 40% em relação a todo o investimento que foi feito no ano de 2013. Em todo o seu tempo de existência o Pronatec já beneficiou cerca de 7,4 milhões de pessoas que acham nos cursos técnicos uma grande oportunidade para entrar no mercado de trabalho e conquistar um emprego melhor.


Os cursos técnicos que são oferecidos pelo programa Pronatec trazem mão de obra qualificada para diversas áreas que vão desde a área da saúde até a indústria alimentícia, movimentando o mercado e preenchendo as lacunas de profissionais que estiveram em falta durante muito tempo. Mão de obra qualificada sempre foi um problema grande para as empresas e instituições que não achavam no mercado de trabalho pessoas qualificadas para preencherem quadros. Em contra partida o programa atua lado a lado a diversos programas sociais como o bolsa-família, trazendo para pessoas que não poderiam ter acesso a uma educação e profissionalização uma oportunidade de se atualizar e estar preparado para enfrentar os desafios que o mercado de trabalho nos impõe. Essa atualização é feita através da educação, da especialização e da vontade e emprenho em ser um profissional de qualidade.

É preciso ficar de olho nas oportunidades que vão surgir ainda este ano em cursos técnicos. Diversas universidades privadas têm aberto as portas para o Pronatec. Ter a chance de estudar em instituições de ensino respeitadas e se preparar para o mercado de trabalho são oportunidades que não podem ser desperdiçadas.

Por Paulo Victor Bragança



Deixe o seu comentário