Pandemia faz aumentar a busca por cursos técnicos em enfermagem

Com a pandemia, o desemprego e busca de novas possibilidades de carreira aumentaram consideravelmente. A necessidade de se reinventar, de se especializar em novas áreas, onde estão tendo maior demanda é primordial.

Com isso, a busca por cursos técnicos em enfermagem dispararam nos últimos meses. Apesar de ser uma área essencial, nunca houve tanta procura como agora. Conforme informações do Conselho Regional Enfermagem de São Paulo (Coren-SP), houve um aumento 45% de inscrição profissional comparado a março de 2019. Tais inscrições, são de técnicos de enfermagem e de profissionais recém-formados na área.

De acordo com levantamento realizado pela Catho (site de classificados de empregos), desde o início da pandemia do novo coronavírus, mais de 3,7 mil vagas de emprego foram abertas para profissionais da área da saúde, sobretudo, para os profissionais da enfermagem.

Isso mostra a importância de formar profissionais capacitados para estar na linha de frente no combate à doença e para seu próprio desenvolvimento profissional. Afinal, é importante salientar que nos próximos meses, essa profissão ganhará cada vez mais espaço diante do cenário atual e do aumento significativo de leitos em enfermarias e UTIs em decorrência da Covid-19.

Há várias instituições que oferecem o curso técnico de enfermagem que oferecem certificado e desconto em matrículas e até mesmo nas mensalidades. Conheça algumas instituições que é referência na formação desses profissionais e saiba mais sobre eles!

Senac

O curso técnico de enfermagem do Senac habilita os estudantes para atuar, sob supervisão do enfermeiro, em diferentes níveis de atenção à saúde e complexidade de cuidados para atender às demandas no setor de saúde e na sociedade.

A instituição forma profissionais dessa área há mais de 70 anos e é reconhecido no mercado de trabalho. O técnico de enfermagem formado no Senac será apto a exercer às funções pertinentes ao cargo de acordo com o Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP).

O curso tem carga horária de 1800 horas e está disponível nas seguintes unidades do Senac:

  • Barretos, Bebedouro, Botucatu, Campinas, Guaratinguetá, Itapetininga, Itaquera, Jaboticabal, Jundiaí, Largo Treze, Marília, Mogi Guaçu, Osasco, Pindamonhangaba, Piracicaba, Registro, Rio Claro, Santos, São Miguel Paulista, São Bernardo do Campo, São Carlos, São José dos Campos, Taboão da Serra, Taubaté, Tiradentes e Vila Prudente.

As inscrições são realizadas por meio do site www.sp.senac.br. Os candidatos deverão ter idade mínima de 18 anos, estar cursando o 2° ano do ensino médio ou estar em situação concluída.

Curso gratuito em técnico de enfermagem

Etec (Escola Técnica Estadual)

A Escola Técnica Estadual (Etec) oferece vagas em diversas unidades para o curso técnico de enfermagem. O curso prepara o profissional para atuar em hospitais, ambulatórios, clínicas, empresas, serviços sociais, unidades básicas de saúde, Programa Saúde da Família, instituições de permanência de idosos e home care.

Pré-requisitos

  • Para se inscrever, o candidato deverá ter idade mínima de 18 anos;
  • Ter certificado de conclusão do Ensino Médio.

Unidades em que o curso é oferecido

  • Adamantina, Amparo, Araraquara, Araras, Assis, Atibaia, Barretos, Barueri, Batatais, Bauru, Birigui, Botucatu, Botucatu, Cachoeira Paulista, Campo Limpo Paulista, Catanduva, Cruzeiro, Franca, Garça, Ilha Solteira, Itapetininga. Itapeva, Jales, Jaú, Lins, Marília, Matão, Mogi Mirim, Mongaguá, Monte Aprazível, Osvaldo Cruz, Ourinhos, Piracicaba, Presidente Venceslau, Rio Claro, Santa Bárbara D'Oeste, Santa Cruz do Rio Pardo, São Carlos, São José do Rio Preto, São Paulo, São Roque, São Vicente, Sorocaba, Taquaritinga e Valparaíso.

O candidato deverá prestar o vestibulinho da Etec ou passar pelo processo seletivo por meio de avaliação do histórico escolar.

Além dessas instituições, existem muitas outras que são referência em preparar profissionais em técnico de enfermagem. Entre elas estão: ETES (Escola Técnica de Educação em Saúde do Hospital Oswaldo Cruz (SP), Albert Einstein Instituto Israelita e Pesquisa (SP), Curso Técnico de Enfermagem – Cruz Vermelha Brasileira, Escola de Enfermagem São Joaquim (SP), Escola Técnica de Enfermagem Santa Rita (BA) e Instituto Wanda Horta (PI).

O setor está necessitando desses profissionais, então, não perca mais tempo e se profissionalize!

Escrito por Erika Balbino

Posts Recentes

MEC altera regras: cursos de formação de professores exigirão 50% de aulas prese

Educação à distância: cursos de formação de professores deverão ter metade das aulas presenciais, determina MEC. O Ministério da Educação… Leia Mais

Melhore suas campanhas digitais com o curso de tráfego pago do Senac

Senac Recife oferece curso prático de tráfego pago e mídia de performance com início em 17 de junho. A visibilidade… Leia Mais

Jovens do Paraná podem se inscrever para bolsas de TI e qualificação

Inscrições abertas para mil jovens no programa Talento Tech: bolsas de até R$ 1.500 e curso de TI no Paraná.… Leia Mais

Jovens de baixa renda na Bahia: cursos gratuitos estão disponíveis

Instituição oferece 150 vagas em curso gratuito para jovens de baixa renda na Bahia. Inscrições até 31 de maio. O… Leia Mais

Curso de técnico de celular em Manaus: qualificação e oportunidades de emprego

Prefeitura de Manaus oferece curso gratuito de técnico de celular com foco em qualificação e empregabilidade. A Prefeitura de Manaus,… Leia Mais

HSVP tem vagas para curso técnico em enfermagem com bolsas de até 100%

Aproveite os descontos e bolsas de estudo no curso técnico em enfermagem do HSVP. Inscrições até 31 de maio! O… Leia Mais