O papel da administração escolar ao fortalecer a cultura organizacional

Escrito por admin em 14/03/2016  /   Postado em Curso técnico, Cursos


  

Dirigir uma Instituição de Ensino com maestria, convenhamos , não é um tarefa das mais fáceis. O compromisso com a educação é algo que exige dedicação constante, pois muito diferente de outras atividades, o produto final deste trabalho é o desenvolvimento de cidadãos melhores.

O Diretor de uma Instituição de Ensino é a peça de maior força, afinal, é ele quem irá direcionar acompanhar e se necessário mudar as estratégias iniciais, entretanto quando atingido a sincronia das ações propostas de modo que as mesmas tornem rotina dentro da organização, é possível alcançar uma cultura organizacional forte capaz de perdurar por muito tempo, criando inclusive valores dentro Instituição.

Ações simples como estreitar o relacionamento entre a escola e comunidade, representada na figura de pais e alunos, podem fazer toda a diferença. Neste caso, é importante o envolvimento da Direção Escolar. Estar presente na porta de escola, tanto na entrada quanto saída dos alunos, pode repassar aos pais maior confiança de que seus filhos estão sendo bem cuidados e que a segurança dos mesmos é algo que importa efetivamente para a organização.




A fim de manter uma linha de crescimento em ascensão é necessário que a instituição mantenha um bom planejamento das atividades que devem ser desempenhadas para que os funcionários não tenham que acumular funções que possam gerar impacto no objetivo fim da organização.

O envolvimento de todos  também é fundamental para o crescimento sem a perda da cultura organizacional. Para isso, é necessário que a Instituição divida com toda a equipe a consciência quanto a necessidade de mudanças, orientando a todos quanto a viabilidade das ações. Assim como o desenvolvimento da cultura de trabalho colaborativo pode corroborar com os aspectos fundamentais para mudança sustentável, logo, o corpo docente precisa estar envolvido para que isso aconteça.

Todos sabem que ambientes de mudanças podem criar muita instabilidade não só das pessoas, mas principalmente dos processos dentro da organização. Para minimizar estes impactos,  é importante que a Instituição atenha-se a importância de se ter um sistema de gestão capaz de padronizar os processos manuais, como emissão de notas fiscais, por exemplo, que comumente demanda esforço dos funcionários da secretaria que poderiam manter o maior foco na estrutura e nas necessidades pedagógicas.

A Matheus Soluções (matheussolucoes.com), por exemplo, desenvolve sistema de gestão focados nas necessidades de Instituições de Ensino que podem tornar mais ágeis os processos burocráticos. 


Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

  • Comprinhas Comércio Ltda.
    CNPJ: 11.843.532/0001-07
    Av. Cândido de Abreu, 776 / 803
    Centro Cívico - Curitiba / PR
    CEP: 80.530-000
Copyright© 2010-2014 - Cursos Novos - Cursos Técnicos