Novo Concurso PM-SP 2020 – Previsão de Edital



Seleção deve contar com 5.605 vagas para soldados e oficiais.

Um novo concurso está em curso, nesse início de primeiro semestre de 2020.

Trata-se do certame que proverá cargos no departamento da PM/SP, ou Polícia Militar do Estado de São Paulo. Este certame já está autorizado pelo governo do Estado, deste o mês de janeiro, último. A comissão de servidores que atuará na organização do processo de seleção já está reunida.



Até aqui, todo esse processo em trâmite foi publicado no diário oficial daquele Estado, na última sexta-feira, dia 14 de fevereiro. Este processo seletivo disponibilizará em torno de 5.605 postos efetivos, dos quais 5.400 para a função de soldado; serão 130 postos destinados aos acadêmicos oficiais da Polícia Militar da região de Barro Branco; ficam as demais 75 vagas para a função de tenentes no departamento de saúde.

A distribuição dos cargos será dará para candidatos com nível médio e nível superior. Os vencimentos iniciais estão em 7.005 reais.



A partir do momento em que a comissão foi estabelecida, a fase seguinte deste trâmite será a de determinar a instituição que atuará como banca organizadora. Ainda não há datas rigorosamente definidas, já que ainda há um bom caminho, infelizmente burocrático, para a publicação definitiva do documento de edital. Entretanto, o primeiro documento de edital, no caso, para cargo de soldado, o qual dispõe de 2.700 postos efetivos, estará pronto antes do fim deste primeiro semestre.

Neste último caso, existe previsão para nomeação dos aprovados até o mês de maio do próximo ano de 2021. Para os demais nomeados, relacionados ao segundo edital, a previsão de nomeação será para o mês de novembro do ano de 2021. É necessário aguardar por mais atualizações, que serão publicadas em breve.

Sobre a estrutura e itinerário de provas deste Concurso PM/SP, seguem as informações:

Para cargos na função de soldado, baseando-se no concurso anterior, ministrado no segundo semestre do ano de 2019, os cadernos de provas objetivas estavam estruturados no seguinte conteúdo programático:

Foram 60 questões de múltipla escolha, entre as quais 20 versando sobre língua portuguesa e em interpretação de textos; 14 questões em ciência matemática; 14 questões versando em conhecimentos gerais; seis questões versando sobre noções básicas na área de informática e mais seis questões de noções da administração pública.

No mesmo dia de aplicação das provas objetivas serão ministradas as provas discursivas, ou de redação.

Sobre as provas que serão ministradas aos concorrentes na área de acadêmico oficial, seguem as informações:

No caso, baseando-se na estrutura das provas ministradas no concurso de 2019, o processo de seleção consistiu na realização de seis fases distintas, abrangendo o caderno de provas objetivas; a etapa que compõe os necessários exames que aferem aptidão física; os exames que aferem a saúde; a necessária avaliação psicológica; a necessária avaliação do histórico de conduta social e idoneidade, finalizando com a avaliação sobre os documentos.

O caderno de prova objetiva estava estruturado em 80 questões objetivas, versando sobre o seguinte conteúdo programático:

Versando sobre ciências humanas e demais tecnologias, abrangendo história; filosofia; sociologia e em geografia; sobre as linguagens; os códigos e tecnologias atreladas, abrangendo língua portuguesa; língua inglesa e ou língua espanhola; em ciência matemática; em física; em química; em biologia; em noções de administração pública e em noções básicas na área de informática.

Sumarizando:

1 – Certame para provimento de cargos no departamento da Polícia Militar do Estado de São Paulo;

2 – 5.605 postos;

3 – Cargos na função de Soldado e de Oficial;

4 – Grau acadêmico exigido: Ensino Médio e Ensino Superior;

As demais informações serão publicadas em breve.

Paulo Henrique dos Santos

Deixe o seu comentário

Um comentário em “Novo Concurso PM-SP 2020 – Previsão de Edital