Ministério do Turismo oferta vagas em Cursos Técnicos Gratuitos

Serão ofertadas 10 mil vagas de ensino técnico gratuito para estudantes da rede pública do País na área de turismo.

O Ministério do Turismo vai oferecer 10 mil vagas de ensino técnico gratuito para estudantes da rede pública do País na área de turismo.

Poderão participar do programa os estudantes de 18 estados do Brasil. As inscrições estão previstas para começarem em agosto.

Os cursos são gratuitos e fazem parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). O foco principal é atender à demanda de turismo no Brasil, pois de acordo com a Secretaria Nacional de Qualificação e Promoção do Turismo, estima-se que o Brasil terá cerca de 10 mil técnicos atuando na área e se especializando no assunto.

As inscrições para o programa serão abertas em 172 municípios e o objetivo principal é que o estudante possa ter condições efetivas de concorrer a uma vaga na área de turismo, uma vez que, atualmente, faltam profissionais qualificados no setor.

A modalidade do Pronatec que faz parte do programa é Medio Tec, que contará com cursos técnicos em diversas áreas como, por exemplo, agenciamento de viagens, cozinhas, eventos, guia de turismo, hospedagem, restaurante, lazer e bar, ou seja, focado em diversos entretenimentos.

Para participar, o estudante deve estar cursando preferencialmente o 2º ano do ensino médio. As aulas abordarão diversos assuntos da área como processos de recepção, viagens, eventos, gastronomia, serviços relacionados à alimentação, e bebidas. A expectativa é que as aulas tenham início no mês de agosto e a modalidade ofertada será a presencial. O curso terá diferentes horários e será ministrado por entidades que fazem parte do Ministério da Educação.

A oferta foi definida com base pela demanda apresentada dos estados e também pela capacidade de atendimento do programa. Neste sentido, a região centro oeste teve 2.140 vagas, a sul 2.410 vagas, a norte 1505 vagas, a sudeste 1240 vagas e a nordeste 2705 vagas.

Desta forma, a iniciativa pretende contribuir para estimular não apenas o aprendizado, mas, também, para gerar emprego e movimentar a economia do Brasil. Além disso, a medida vai estimular o turismo no País e o estudante poderá formar e contar com a oportunidade de entrar no mercado de trabalho de forma efetiva, e atuar em uma área específica.

Por Babi

Posts Recentes

MEC altera regras: cursos de formação de professores exigirão 50% de aulas prese

Educação à distância: cursos de formação de professores deverão ter metade das aulas presenciais, determina MEC. O Ministério da Educação… Leia Mais

Melhore suas campanhas digitais com o curso de tráfego pago do Senac

Senac Recife oferece curso prático de tráfego pago e mídia de performance com início em 17 de junho. A visibilidade… Leia Mais

Jovens do Paraná podem se inscrever para bolsas de TI e qualificação

Inscrições abertas para mil jovens no programa Talento Tech: bolsas de até R$ 1.500 e curso de TI no Paraná.… Leia Mais

Jovens de baixa renda na Bahia: cursos gratuitos estão disponíveis

Instituição oferece 150 vagas em curso gratuito para jovens de baixa renda na Bahia. Inscrições até 31 de maio. O… Leia Mais

Curso de técnico de celular em Manaus: qualificação e oportunidades de emprego

Prefeitura de Manaus oferece curso gratuito de técnico de celular com foco em qualificação e empregabilidade. A Prefeitura de Manaus,… Leia Mais

HSVP tem vagas para curso técnico em enfermagem com bolsas de até 100%

Aproveite os descontos e bolsas de estudo no curso técnico em enfermagem do HSVP. Inscrições até 31 de maio! O… Leia Mais