Microsoft – Programa de Capacitação para Mulheres Negras 2022

Categorias: 2022 - Curso de capacitação - Cursos - Microsoft

Programa de capacitação visa dar mais oportunidades para mulheres negras dentro do mercado de TI.



A Microsoft, gigante do mercado tecnológico, abriu 50 vagas para mulheres pretas e pardas participarem de mentorias técnicas e gratuitas no seu programa de capacitação de mulheres negras para o mercado de tecnologia, o Black Women in Tech. As inscrições serão feitas online e vão até o dia 19 de setembro deste ano.

Mulheres Negras na tecnologia

Segundo o Preta Lab, um levantamento sobre a necessidade e a pertinência de incluir mais mulheres negras na inovação e na tecnologia, a maior parte das pessoas que trabalha em tecnologia no Brasil é composta por homens, brancos, jovens de classe socioeconômica média e alta, que começaram a sua trajetória nos centros formais de ensino. Além disso, a pesquisa "Estatísticas de gênero" do IBGE mostra que o percentual de mulheres brancas com ensino superior completo é 2,3 vezes maior do que o de mulheres negras.

A falta de acesso à educação, além da presença de estereótipos, preconceitos e racismo, afastam cada vez mais as mulheres negras do ensino de nível técnico e superior nas áreas de tecnologia e ciências exatas e, consequentemente, do mercado de trabalho correspondente.

Esses dados deixam claro a importância e a necessidade de projetos como o Black Women in Tech, voltados à formação e inclusão de mulheres negras no mercado de trabalho da tecnologia.



Histórico do programa

Essa é a terceira edição do programa que já formou mais de 60 mulheres negras em suas duas primeiras edições.

O projeto é construído por colaboradores da Microsoft em conjunto com voluntários de grupos que apoiam minorias e colaboram para a diversidade na empresa. E, segundo a Microsoft, o objetivo é preencher o gap existente de profissionais especializados em tecnologia, além de ampliar a equidade de gênero e racial tanto na empresa como no setor de tecnológico como um todo.

As 50 selecionadas para participarem do programa entrarão em contato com mentores da Microsoft para aulas gratuitas sobre tecnologia e sobre as certificações técnicas necessárias para se trabalhar com a ferramenta de armazenamento em nuvem da Microsoft (Microsoft Azure) e também sobre fundamentos de Segurança.

Além disso, as alunas poderão desenvolver suas habilidades em soft skills, aprenderão sobre desenvolvimento de carreira e receberão orientações para atingir o nível de inglês básico e, ao fim do programa, elas poderão realizar de forma gratuita os exames de certificações em AZ-900 e SC-900.

Por que ingressar no mercado de trabalho da Tecnologia?

Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), o mercado de Tecnologia da Informação deve criar 420 mil novas vagas de emprego até 2024. Mas a estimativa é que, por falta de profissionais qualificados, 150 mil dessas vagas não serão preenchidas. Ainda segundo a Associação, existe um déficit de 24 mil especialistas anualmente no Brasil, o que faz desse um mercado promissor e com uma grande margem para o crescimento e desenvolvimento de profissionais no mercado.

Como participar

Para participar da seleção para o programa, primeiro as candidatas devem preencher um formulário com seus dados pessoais.

O segundo passo do processo seletivo é o desafio CLOUD SKILLS CHALLENGE, onde as candidatas iram competir entre si enquanto aprendem sobre algumas das soluções de nuvem da Microsoft.

Por fim, as interessadas deverão enviar um e-mail à equipe do projeto contendo a tela de finalização do desafio e respondendo a três perguntas sobre sua motivação para participar do programa Black Women in Tech e também para estudar sobre armazenamento em nuvem, além de informações sobre sua disponibilidade de dedicação nos dias e horários das mentorias, que acontecerão entre os dias 27 de novembro de 2021 e 22 de dezembro de 2021.

O formulário e demais informações sobre a seleção você pode encontrar clicando aqui.

Encerramento das atividades

No dia 22 de dezembro deste ano acontecerá a formatura do programa e no dia 25 de fevereiro de 2022 uma feira de empregabilidade em que as formandas entrarão em contato com empresas em busca de novas profissionais.

Você, mulher negra que gosta de tecnologia, não vai perder essa oportunidade, hein? Acesse aqui o formulário e participe da seleção.

Elisama Gomes



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Posting....