MEC oferta Cursos EAD – 2021

Categorias: 2021 - Cursos - Cursos EaD - Cursos online - MEC

O MEC oferece 136 cursos online para aperfeiçoamento e capacitação.



O Ministério da Educação do Brasil (MEC) oferece 136 cursos de aperfeiçoamento na modalidade EAD (Ensino a Distância). Os cursos são oferecidos por meio da plataforma Avamec, e tem como objetivo auxiliar milhares de alunos brasileiros. A criação da página foi feita a fim de oferecer um ambiente virtual de aprendizagem, por meio de cursos online que objetivam complementar cursos presenciais.

A plataforma Avamec, é importante esclarecer, tem apoio de secretarias estaduais e municipais de educação, autarquias ligadas ao MEC e demais parceiros. Segundo dados disponibilizados pelo Ministério da Educação, cerca de dois milhões de pessoas estão ativas na plataforma.

Caso você tenha interesse em conhecer a plataforma Avamec, basta acessar o site avamec.mec.gov.br. Para conhecer os cursos, basta acessar o site, clicar no canto esquerdo e selecionar a opção “Cursos”. Em seguida, basta configurar o campo “Busca de cursos” e definir qual modalidade você deseja cursar: se capacitação, aperfeiçoamento, especialização, extensão ou formação continuada. A seguir, basta selecionar o componente curricular: matemática, artes, ciências, biologia, educação física, filosofia, ensino religioso, física, língua espanhola, língua portuguesa, língua inglesa, química, outras línguas e sociologia. E, por último, a etapa de ensino: educação infantil, ensino fundamental I, ensino fundamental II, ensino médio ou outros.

Vários dos cursos oferecidos são elaborados em parceria com a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), a DCIM (Diretoria de política para Escolas Cívico-militares), Instituto Península, Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais da Universidade Federal de Goiás (LabTIME/UFG), Núcleo Tecnológico Municipal de Jaciara / MT, Secretaria de Alfabetização do MEC, Universidade Federal de Alagoas, Universidade Federal de Goiás, entre outros.



Entre os cursos oferecidos na categoria “aperfeiçoamento” temos, por exemplo, Programação e robótica, Educação e tecnologia, Bem-Estar no contexto escolar, Projeto político-pedagógico: da teoria à prática, Português 2020.

Já os cursos da categoria “capacitação” são tecnologias da informação e comunicação, tecnologias educacionais, educação cidadã: ética, cidadania e o combate à corrupção, MAAv – Português e Saúde em Movimento, Capacitação para conselheiros de políticas públicas, Controle social e cidadania, ética na administração pública, Transparência pública: regulamentação da LAI e portais de transparência, instrumentos de controle social e cidadania: como exercer seus direitos?, entre outros.

A categoria “extensão” disponibiliza os seguintes cursos: aplicações do pensamento computacional para os anos finais do ensino fundamental, matemática, aplicações do pensamento computacional para os anos iniciais do ensino fundamental, português, TICs, uso de recursos educacionais digitais e introdução ao pensamento computacional.

Por fim, a categoria “formação continuada” oferece os seguintes cursos: competências socioemotivas na educação esportiva, metodologias ativas na educação física, impulsiona esporte – futebol de 5, conselheiros escolares, impulsiona esporte – ginástica artística, impulsiona esporte – golfe, explorando novos esportes na educação física, incentivando o protagonismo juvenil, o papel do coordenador pedagógico da educação esportiva, entre outros cursos.

Para acessar os cursos e se matricular, é necessário se cadastrar na plataforma. Para isso, é necessário informar seu nome completo, nome social, seu CPF, sexo, seu endereço, número de celular, vínculos profissionais, informar seu e-mail e criar uma senha de acesso ao site.

A pandemia de COVID-19 e o ensino a distância

Com a pandemia de coronavírus, a educação brasileira tem passado por um período de reinvenção, e a educação a distância (EAD) se tornou uma importante opção. Devido à necessidade de distanciamento social, o ensino EAD foi uma solução possível para manter em dia o ano letivo. A oferta de cursos online por meio da plataforma AVAMEC se apresenta como uma oportunidade de complemento da aprendizagem tanto para alunos, professores e demais pessoas. Vale ressaltar que o EAD crescia já antes da pandemia, e se mostrava uma opção viável e mais prática de ensino e, por isso mesmo, atraía muitos interessados.

Por Sabrina Ferraz Fraccari



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *