MEC oferta Cursos EAD – 2021

O MEC oferece 136 cursos online para aperfeiçoamento e capacitação.

O Ministério da Educação do Brasil (MEC) oferece 136 cursos de aperfeiçoamento na modalidade EAD (Ensino a Distância). Os cursos são oferecidos por meio da plataforma Avamec, e tem como objetivo auxiliar milhares de alunos brasileiros. A criação da página foi feita a fim de oferecer um ambiente virtual de aprendizagem, por meio de cursos online que objetivam complementar cursos presenciais.

A plataforma Avamec, é importante esclarecer, tem apoio de secretarias estaduais e municipais de educação, autarquias ligadas ao MEC e demais parceiros. Segundo dados disponibilizados pelo Ministério da Educação, cerca de dois milhões de pessoas estão ativas na plataforma.

Caso você tenha interesse em conhecer a plataforma Avamec, basta acessar o site avamec.mec.gov.br. Para conhecer os cursos, basta acessar o site, clicar no canto esquerdo e selecionar a opção “Cursos”. Em seguida, basta configurar o campo “Busca de cursos” e definir qual modalidade você deseja cursar: se capacitação, aperfeiçoamento, especialização, extensão ou formação continuada. A seguir, basta selecionar o componente curricular: matemática, artes, ciências, biologia, educação física, filosofia, ensino religioso, física, língua espanhola, língua portuguesa, língua inglesa, química, outras línguas e sociologia. E, por último, a etapa de ensino: educação infantil, ensino fundamental I, ensino fundamental II, ensino médio ou outros.

Vários dos cursos oferecidos são elaborados em parceria com a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), a DCIM (Diretoria de política para Escolas Cívico-militares), Instituto Península, Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais da Universidade Federal de Goiás (LabTIME/UFG), Núcleo Tecnológico Municipal de Jaciara / MT, Secretaria de Alfabetização do MEC, Universidade Federal de Alagoas, Universidade Federal de Goiás, entre outros.

Entre os cursos oferecidos na categoria “aperfeiçoamento” temos, por exemplo, Programação e robótica, Educação e tecnologia, Bem-Estar no contexto escolar, Projeto político-pedagógico: da teoria à prática, Português 2020.

Já os cursos da categoria “capacitação” são tecnologias da informação e comunicação, tecnologias educacionais, educação cidadã: ética, cidadania e o combate à corrupção, MAAv – Português e Saúde em Movimento, Capacitação para conselheiros de políticas públicas, Controle social e cidadania, ética na administração pública, Transparência pública: regulamentação da LAI e portais de transparência, instrumentos de controle social e cidadania: como exercer seus direitos?, entre outros.

A categoria “extensão” disponibiliza os seguintes cursos: aplicações do pensamento computacional para os anos finais do ensino fundamental, matemática, aplicações do pensamento computacional para os anos iniciais do ensino fundamental, português, TICs, uso de recursos educacionais digitais e introdução ao pensamento computacional.

Por fim, a categoria “formação continuada” oferece os seguintes cursos: competências socioemotivas na educação esportiva, metodologias ativas na educação física, impulsiona esporte – futebol de 5, conselheiros escolares, impulsiona esporte – ginástica artística, impulsiona esporte – golfe, explorando novos esportes na educação física, incentivando o protagonismo juvenil, o papel do coordenador pedagógico da educação esportiva, entre outros cursos.

Para acessar os cursos e se matricular, é necessário se cadastrar na plataforma. Para isso, é necessário informar seu nome completo, nome social, seu CPF, sexo, seu endereço, número de celular, vínculos profissionais, informar seu e-mail e criar uma senha de acesso ao site.

A pandemia de COVID-19 e o ensino a distância

Com a pandemia de coronavírus, a educação brasileira tem passado por um período de reinvenção, e a educação a distância (EAD) se tornou uma importante opção. Devido à necessidade de distanciamento social, o ensino EAD foi uma solução possível para manter em dia o ano letivo. A oferta de cursos online por meio da plataforma AVAMEC se apresenta como uma oportunidade de complemento da aprendizagem tanto para alunos, professores e demais pessoas. Vale ressaltar que o EAD crescia já antes da pandemia, e se mostrava uma opção viável e mais prática de ensino e, por isso mesmo, atraía muitos interessados.

Por Sabrina Ferraz Fraccari

Posts Recentes

MEC altera regras: cursos de formação de professores exigirão 50% de aulas prese

Educação à distância: cursos de formação de professores deverão ter metade das aulas presenciais, determina MEC. O Ministério da Educação… Leia Mais

Melhore suas campanhas digitais com o curso de tráfego pago do Senac

Senac Recife oferece curso prático de tráfego pago e mídia de performance com início em 17 de junho. A visibilidade… Leia Mais

Jovens do Paraná podem se inscrever para bolsas de TI e qualificação

Inscrições abertas para mil jovens no programa Talento Tech: bolsas de até R$ 1.500 e curso de TI no Paraná.… Leia Mais

Jovens de baixa renda na Bahia: cursos gratuitos estão disponíveis

Instituição oferece 150 vagas em curso gratuito para jovens de baixa renda na Bahia. Inscrições até 31 de maio. O… Leia Mais

Curso de técnico de celular em Manaus: qualificação e oportunidades de emprego

Prefeitura de Manaus oferece curso gratuito de técnico de celular com foco em qualificação e empregabilidade. A Prefeitura de Manaus,… Leia Mais

HSVP tem vagas para curso técnico em enfermagem com bolsas de até 100%

Aproveite os descontos e bolsas de estudo no curso técnico em enfermagem do HSVP. Inscrições até 31 de maio! O… Leia Mais