Durante todo o decorrer de 2016 aqueles pesquisadores oriundos da América Latina que se encontram na situação de residentes no exterior e queiram participar do curso de pós-doutorado promovido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP podem garantir suas inscrições no Programa de Atração de Jovens Talentos (PAJT). De acordo com a organização a principal finalidade deste programa é tornar possível a pré-seleção e consequentemente apontar os candidatos que possam estar aptos a receberem as bolsas das agências financiadoras no decorrer do período de pesquisa.
O Programa de Atração de Jovens Talentos é promovido pela Comissão de Relações Internacionais, o CRInt e também pela Comissão de Pesquisadores, CPq do referido instituto. É importante lembrar que não há um prazo limite estipulado para que as inscrições sejam feitas.
Como participar:
Segundo as informações anunciadas a seleção dos participantes será realizada por meio de duas etapas. Em um primeiro momento é necessário que se envie o currículo devidamente atualizado para o e-mail crint@icmc.usp.br. No campo assunto deve-se indicar “Inscrição PALT-ICMC”.
Aqueles que forem aprovados deverão escrever um projeto de pesquisa. O mesmo será desenvolvido em uma ação conjunta com o supervisor do trabalho que, neste caso, será indicado pela própria CPq.
Na segunda fase é informação é de que os inscritos e também seus supervisores devem levar seus projetos para que sejam submetidos às agências financiadoras. Para isso se seguirá os prazos dos editais específicos de cada agência a exemplo da CNPq, CAPES e Fapesp.
Vale destacar que o período de trâmite das propostas nas agências participantes poderá levar em média em torno de 90 e 120 dias.
O presidente do CPq, Francisco Rodrigues, ressalta que as oportunidades das bolsas de pós-doutorado que são disponibilizadas pela Fapesp, em especial para os estrangeiros, não são muito conhecidas da grande maioria, a quem se interessa, na América Latina. Ele chama a atenção para a questão de que a presente iniciativa visa atrair esses pesquisadores de talento para o referido instituto e tornar o projeto mais conhecido. Por fim, ele ainda ressalta que muitos deles acabam não escolhendo o nosso país por acreditarem que se caso escolherem a USP terão obrigatoriamente que morarem São Paulo.
Mais informações sobre esta oportunidade podem ser conferidas no link http://conteudo.icmc.usp.br/CMS/Arquivos/arquivos_enviados/CRINT_137_jov.enstalentosPT2.pdf
Por Denisson Soares
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?