Fundação Dom Cabral – Cursos na Área de Finanças


FDC oferta os cursos da área de Finanças, sendo eles Finanças Corporativas, Gestão Econômico-Financeira e o Programa Customizado com foco em Finanças.

A Fundação Dom Cabral é uma das mais importantes instituições quando o assunto é a educação executiva. Com atuação tanto no Brasil como no exterior, a mesma é uma das principais referências para milhares de executivos em todo o país.

Um dos programas de maior sucesso da Fundação Dom Cabral é o de Finanças. São três cursos que fazem parte desse programa: Finanças Corporativas, Gestão Econômico-Financeira e o Programa Customizado com foco em Finanças.


O Curso de Finanças Corporativas

O objetivo deste curso é transformar o gestor financeiro em gestor de negócios, ampliando sua visão a respeito de seus negócios. Com isso, esse programa visa fazer uma atualização tanto dos executivos de finanças como dos demais gestores da empresa. Dessa forma, eles terão suas capacidades e performances em ambientes de negócios elevadas, garantindo mais resultados e conhecimento técnico ainda mais preciso.

O curso de Finanças Corporativas é concentrado em conceitos e práticas modernas de finanças corporativas consideradas fundamentais na gestão de áreas importantes da empresa. Também será promovida uma reflexão bem como troca de experiência das organizações com o objetivo de alinhar recursos envolvidos na geração de valor para a empresa.

Esse programa é destinado aos CFOs (diretor financeiro), gerentes financeiros, controllers, profissionais seniores, além de diretores de toda e qualquer área funcional da empresa.



O conteúdo programático é dividido em seis modelos, os quais são:

· Gestão da Necessidade de Capital de Giro: NCG.

· Estratégia Empresarial e os Resultados: Avaliação Econômico-Financeira do Posicionamento Estratégico.

· Gestão de Riscos: Identificando e Lidando com os Riscos na Visão de Finanças.

· Operações de Fusões e Aquisições.

· Criação de Valor Através de Fusões e Aquisições.

· Autogestão da Saúde.

Para mais detalhes sobre o curso, inscrição e custo financeiro basta acessar o site www.fdc.org.br.

O curso de Gestão Econômico-Financeira

Trata-se de um aprendizado a respeito da performance econômica e financeira das instituições. Com isso, serão apresentadas as variáveis fundamentais para a tomada de decisão juntamente com ferramentas de aplicação imediata.

Essa modalidade é destinada aos gestores das mais diversas áreas da organização que estejam interessados em adquirir mais conhecimentos a respeito dos fundamentos da gestão econômico-financeira.

A carga horária total é de 24 horas e o investimento é de R$ 5.300,00. Novas turmas estarão sendo abertas entre os meses de setembro e novembro de 2017 nas seguintes cidades: Campinas (SP), Curitiba (PR), Recife (PE), Blumenau (SC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e Natal (RN).

Confira abaixo o conteúdo programático:

· Contabilidade gerencial e análise da performance econômica e financeira: Contabilidade Gerencial, Análise da Performance Financeira, Análise da Performance Econômica, Modelo Dinâmico (Michel Fleuriet).

· Fundamentos de custos

· Planejamento econômico-financeiro

· Análise de investimentos de capital de longo prazo: Matemática Financeira e Macroparâmetros Necessários às Análises de Investimentos.

Para mais detalhes sobre o curso e inscrição online, basta acessar a página do mesmo por meio do seguinte link: www.fdc.org.br.

O programa customizado com focos em finanças

Como o próprio nome já diz, trata-se de uma modalidade customizada. Ou seja, o curso será construído e desenvolvido de forma personalizada juntamente com o cliente e suas respectivas necessidades.

Essa é uma boa oportunidade para o gestor ampliar sua visão e conhecimentos sobre finanças. Os conhecimentos técnicos e práticos a respeito dessa área podem auxiliar o gestor quando o assunto é a visão sistêmica dos processos, fazendo com que o mesmo consiga extrair o melhor de cada setor da empresa e descobrir como cada um pode contribuir para a evolução da mesma.

Várias ênfases estão disponíveis para que o cliente desenvolva o curso. A principal delas é chamada de Elaborando a Solução. Trata-se de um programa com o objetivo de desenvolver uma perspectiva global de finanças corporativas que virá a customizar os planos de contas e balanços da empresa. As demais ênfases disponíveis são: Levantamento do Custo de Capital Próprio, Contabilidade Gerencial, Gestão da Necessidade de Capital de Giro, Análise de Investimento, Gestão de Risco e Finanças Internacionais.

Para mais detalhes acesse o site oficial da Fundação dom Cabral na página do Programa de Finanças www.fdc.org.br.

Por Bruno Henrique

Deixe o seu comentário