Fies – Inscrições, Condições de Financiamento

Escrito por admin em 18/01/2017  /   Postado em Educação, Fies




O Fies é um projeto de financiamento com o objetivo de auxiliar estudantes a ingressarem em universidades particulares.

O Fundo de Financiamento Estudantil, mais conhecido como Fies, é um projeto de financiamento iniciado pelo MEC (Ministério da Educação) com o objetivo de auxiliar estudantes no Brasil a ingressarem em universidades pagas.

Inscrição:

Para se inscrever o aluno deve acessar o site do Fies e cadastrar as informações pedidas, como RG, CPF, e-mail e uma senha. Esse cadastro serve para o estudante acompanhar sua inscrição sempre que entrar no site. Nessa fase também é necessário informar o curso e a universidade escolhida. Depois da pré-seleção é preciso entrar no SisFIES para confirmar sua inscrição, e informar detalhes sobre o financiamento pretendido. É o aluno quem deve escolher o banco financiador de sua preferência, dentre os participantes do programa.

Depois de confirmar a inscrição no programa, o aluno tem dez dias para validar os dados fornecidos indo à uma Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), instituição responsável por autenticar essas informações. Após essa fase o aluno terá dez dias para, juntamente com seus fiadores (quando houver), contatar um agente financeiro do FIES para contratar o financiamento. É muito importante estar atento aos prazos para realizar cada etapa.

Condições de Financiamento:

As condições de financiamento do FIES atualmente se dividem em três fases: fase de utilização, fase de carência e fase de amortização. Na primeira fase o beneficiário deve pagar a cada três meses uma taxa de R$ 150,00 ou menos, de acordo com os termos do contrato, relacionados aos juros.





A segunda fase acontece após o término dos estudos. Aqui o aluno terá 18 meses de carência para reorganizar seu orçamento, e deverá pagar R$ 150,00 ou menos, de três em três meses, para quitar os juros do financiamento.

Na última fase o tempo de carência é esgotado e o valor ainda não pago é dividido em até três vezes o tempo de duração do curso.

Nem todos os estudantes podem ser selecionados para participar do programa de financiamento, como alunos que se utilizem de bolsa parcial ou integral fornecida pelo ProUni; alunos com pendências no Programa de Crédito Educativo (PCE/CREDUC); estudantes com matrícula trancada na universidade; participantes com renda per capita familiar superior a três salários mínimos por mês.

No site do Fies o aluno encontra diversas informações, como perguntas frequentes, abatimentos de 1% para professores e médicos, renegociação e absorção por morte ou invalidez. Lá também é possível fazer uma simulação do financiamento do curso pretendido. Acesse www.sisfiesportal.mec.gov.br.

Por Fábio Santos



Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

  • Comprinhas Comércio Ltda.
    CNPJ: 11.843.532/0001-07
    Av. Cândido de Abreu, 776 / 803
    Centro Cívico - Curitiba / PR
    CEP: 80.530-000
Copyright© 2010-2014 - Cursos Novos - Cursos Técnicos