FIES 2018 – Inscrições 2º Semestre


Programa deve ofertar 155 mil bolsas de estudo.

Para todos os estudantes aspirantes ao ingresso em universidades privadas, uma boa notícia está a caminho. O programa FIES vai abrir inscrições para um número de, mais ou menos, 155 mil vagas no ensino superior. O anúncio oficial partiu do órgão do Ministério da Educação, o qual já está recebendo as inscrições destinadas às vagas que comporão o Fundo de Financiamento Estudantil, o FIES, previsto para este segundo semestre de 2018.

O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior, conhecido como FIES, consiste em um programa promovido pelo Ministério da Educação do Brasil e destinado a garantir o financiamento da graduação para cursos de educação superior de estudantes matriculados em instituições universitárias particulares, ou seja, não gratuitas. Estão aptos a solicitar o financiamento todos os estudantes matriculados em cursos superiores que entrem numa avaliação positiva entre os processos conduzidos pelo próprio Ministério da Educação.


Deste modo, o mesmo Ministério da Educação e da Cultura, o MEC, iniciou o período de recebimento de inscrições, ou seja, o período de cadastro foi aberto, destinado ao preenchimento de, aproximadamente, 155 mil vagas dentro do Fundo de Financiamento Estudantil, FIES, para este segundo semestre de 2018. Este programa é única e exclusivamente voltado para os estudantes que estão prestando vestibular no sentido de ingressar no ensino superior de instituições privadas. É muito importante informar que o prazo estabelecido para cadastrar as inscrições encerrará no próximo dia 22 de julho de 2018, domingo.

Com relação às vagas disponíveis pelo Fundo de Financiamento Estudantil, em sua totalidade elas abrangem 50 mil oportunidades cujo destino contempla as pessoas que possuem uma renda per capita de até três salários mínimos mensais. Portanto, no caso em questão, o financiamento mínimo para este ano será de até 50% do curso escolhido, estabelecendo um claro e preciso limite semestral de 42 mil reais.

No que tange às demais colocações que estão destinadas à modalidade de P-FIES, o programa beneficia as pessoas que possuem uma renda per capita familiar atingindo uma escala de até cinco salários mínimos. No que se refere a esse caso, todos os recursos provém dos chamados: Fundos Constitucionais e dos Agentes Operadores de Crédito, existentes.



O itinerário integral abrange os seguintes procedimentos: inicia com a inscrição para vagas no Fundo de Financiamento Estudantil, FIES, a qual se dará por meio da internet; seguida de orientações sobre como participar, nas quais o estudante deve comprovar um alcance de no mínimo 451 pontos, sendo que o mesmo não pode haver zerado na redação, prova discursiva, na participação em, ao menos, uma das últimas sete edições do evento do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem.

Deste modo, o resultado definitivo da seleção será divulgado no dia 27 do mês de julho de 2018, na forma de chamada única. Todos os candidatos pré-selecionados terão o dever completar suas inscrições e fechar o devido contrato de financiamento entre os dias 27 e 31 do mês de julho de 2018.

Este é um dos momentos mais importantes no passo a passo para o futuro de muitos estudantes universitários, ao longo do ano. Muitos acadêmicos aspiram poder estudar nas melhores universidades particulares, empenhando seus esforços e muita disciplina por meio de suas próprias situações financeiras. A vida não é fácil e precisa de constantes lutas.

Assim, todos os interessados poderão cadastrar suas inscrições no Fundo de Financiamento Estudantil, FIES, para tentar garantir uma vaga em alguma universidade paga. Para obter mais informações sobre o Fundo de Financiamento Estudantil, FIES, deste ano de 2018, todos os estudantes necessitam acessar o seguinte site: http://fies.mec.gov.br.

Paulo Henrique dos Santos

Deixe o seu comentário