Muitos jovens querem cursar o ensino superior, contudo o número de vagas disponibilizadas nas universidades públicas não são suficientes para absorver a demanda. O FIES foi criado pelo Governo Federal para financiar o curso superior de jovens que não conseguiram vaga em uma instituição pública e não têm condições financeiras de custear uma universidade privada.
Criado em 1999, o FIES teve sua ampliação nos anos seguintes. Em 2010 o Agente Operador do Programa passa a ser o FNDE, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação dando continuidade ao programa de democratização do ensino superior. Desde 2015 que o financiamento tem a percentagem de 6,5% ao ano.
Algumas mudanças ocorrerão para os novos inscritos no FIES. Essas regras só estarão vigentes em 2018. A mudança mais importante é que ao invés de contrato único, agora o beneficiado poderá contar com três modalidades de contrato, com juros diferenciados de acordo com a renda do estudante e a região do país a que pertence.
Esta opção é reservada para famílias com até três salários mínimos. Para esta modalidade serão destinadas 100 mil vagas. O governo e as instituições irão arcar com os riscos do financiamento.
As prestações cobradas, para o pagamento da dívida, serão calculadas de acordo com a renda do estudante inscrito e estas parcelas só poderão comprometer 10% da renda mensal do indivíduo.
Essa quantia será descontada automaticamente do salário do beneficiado assim que ele estiver empregado.
Nesta modalidade de contrato o juro é zero.
Direcionado aos estudantes das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, esta modalidade oferece 150 mil vagas com juros de 3% ao ano. Para ter acesso a esse contrato, além de pertencer a uma dessas regiões, o candidato precisa ter a renda familiar de até 5 salários mínimos.
Este contrato disponibiliza 60 mil vagas para os estudantes de qualquer região do país que tenham até 5 salários mínimos de renda familiar.
Os custos do financiamento virão do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e de fundos para o desenvolvimento das regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste.
Ainda não foram definidos os juros para esta modalidade de contrato.
Vale ressaltar que as regras para os inscritos no programa ainda em 2017, continuam sendo as mesmas, não participando dessas alterações anunciadas pelo Ministério da Educação.
Para não perder o prazo é bom ficar atento ao calendário do FIES. As inscrições para o primeiro semestre do ano geralmente ocorrem em fevereiro e ficam abertas por quatro dias.
A inscrição é feita em três etapas:
Agora que você sabe das novas regras do FIES, pode planejar a sua graduação.
Mais informações: http://sisfiesportal.mec.gov.br.
Por Fabíola de Moraes
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Ver Comentários
Quem não se enquadra em nenhuma das modalidades do novo fies não terá direito
ao fies. Me explique por favor. Minha filha sonha em fazer medicina o curso é muito caro
somando tudo que minha família ganha não dá nem para pagar a mensalidade.
Obrigado
Quero cursar medicina no ano de 2018 só que não vou ter como pagar a primeira mensalidade, pode ser selecionado pelo Fies antes de estar matriculado no ensino superior?
Quem não participou da nenhuma prova do enem pode se inscrever no fies ?
Minha renda bruta sao 7 salarios minimos. Meu filhor é menor e tenho nome negativado. Posso conseguir o fies . Tenho fiadores. E so tem nos dois no grupo familiar
Temos muitas dúvidas sobre o FIES. Considerando que o curso de MEDICINA custa em torno de 6 a 7 salários mínimos bruto. Como seria essa análise? NOTA do ENEM?
Completei o segundo grau em dezembro de 2005, então não fiz o Enem,estou cursando o sexto semestre do curso de odontologia na ULBRA Canoas -RS,meu teve um AVC e não tenho condições de seguir pagando,pois ele não pode trabalhar e está ganhando um salário de 900,00 reais, como faço p conseguir acabar meu curso com o benefício do FIES,???
Minha filha fez enem e particular pra medicina, não poderei pagar porque é muito caro, mas a minha renda e acima de 5 salários, ela tem direito ao financiamento parcial.
Gostaria de saber se no fies de 2018, a mensalidade vai ser limitada a 5.000,00?
Quem não está matriculado no curso superior não pode fazer a inscrição do FIES?
Boa Tarde!
Tenho muitas duvidas ainda sobre fies. Uma: minha filha vai prestar enem para em 2018 . Por exemplo:
digamos que ela consiga uma nota , e seja possivel ela estudar pelo fies. ( medicina) Nossa renda bruta é 4.700,00. com esta renda ela consegue fazer o fies para pagar medicina? Somos três pessoas na casa. ela entraria no qual grupo do fies 2018? pois tem 1,2 e 3. Ela vai precisar de fiador?
Obigada.
Eu quero saber se o fies é so para faculdades precenciais ou também em ead?
Quem não fez nem uma prova do Enem pode participar do Fies.
Minha filha quer fazer medicina em faculdade particular com mensalidade de R$5700,00 meu nome está negativado mas tenho um pró labore de R$8000,00 e fiadores .Gostaria de saber se consigo fazer o FIES para ela?