Categorias: ENEMMEC

ENEM 2017 – Informações e Principais Mudanças

Confira aqui todas as informações e novidades presentes no ENEM 2017.

Segue abaixo mais informações sobre o Enem 2017:

O prazo para se inscrever iniciará em 8 de maio e irá até às 23h59 de 19 de maio.

Taxa para se inscrever terá um custo de R$ 82,00.

O Boleto da Inscrição deverá ser pago até 24 de maio.

As provas serão realizadas em dois domingos, no dia 5 de novembro (nas áreas de ciências humanas, linguagens e redação, com duração de cinco horas e meia) e dia 12 de novembro (nas áreas de matemática e ciências da natureza, com duração de quatro horas e meia).

Os cadernos de prova terão o nome do participante na capa, bem como no cartão de respostas.

Os participantes terão que escrever a "frase que esta na capa" do caderno de questões no cartão resposta.

Terão direito a isenção da taxa de inscrição, estudante da rede pública (que estão cursando o terceiro ano do ensino médio), pessoas com cadastro no CadÚnico e candidato que se adequar na Lei 12.799/2013.

Candidatos isentos que não participarem, perderão o direito ao benefício no ano de 2018 se a ausência não for justificada.

O Enem não terá mais o valor como certificado do ensino médio.

O pedido de tempo adicional para atendimento especial deve ser requerido na inscrição.

O Inep declara que o aumento da tarifa da inscrição ocorreu para atualizar os valores em conformidade com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2016 e para sustentar os custos operacionais e as melhorias implantadas.

Como o Enem não será mais utilizado como certificado do ensino médio, o Inep prevê que o número de inscritos baixará para próximo de 7,5 milhões.

Depois da consulta pública sobre o exame, que aconteceu entre 18/01 e 17/02, dos mais de 600 mil participantes, 63,70% opinaram que o Enem deveria acontecer em dois dias.

A maioria (42,30%) preferia que ele fosse realizado em dois domingos seguidos.

A consulta pública e a procura dos candidatos sabatistas (religiosos que são permitidos estudar ou trabalhar aos sábados somente depois do sol se pôr), incentivaram o MEC a implantar a mudança, realizando assim os exames em dois domingos subsequentes: 5 e 12 de novembro.

Sempre, os sabatistas compareceram no local das provas às 13h (horário de Brasília) e permaneciam isolados em uma sala até as 19h, quando iniciavam as provas. “Era uma situação desumana”, apontou Maria Inês.

Os participantes que necessitam de atendimento especializado no exame, como exemplo, quem têm alguma deficiência, deverá solicitar tempo adicional no momento da inscrição, exibindo um documento que confirme a necessidade do benefício.

Os candidatos do Enem 2017 irão receber cadernos de prova com o nome escrito na capa, junto com os cartões de resposta, que também possuem os dados do candidato. Os quatro modelos de cadernos, com cores diferentes, permanecerão.

O participante que conseguir a isenção da taxa de inscrição e não apresentar-se para realizar a prova, perderá o benefício no Enem 2018, caso necessite solicitá-lo de novo. Entretanto, há exceção, o participante precisa justificar sua ausência por intermédio de atestado médico, documento oficial judicial ou boletim de ocorrência, que prove a impossibilidade de seu comparecimento.

Os gabaritos dos exames serão publicados no site do Inep e no aplicativo oficial do Enem, no máximo até o terceiro dia útil após a execução da segunda prova.

Lucineia Fatima Campos

Posts Recentes

MEC altera regras: cursos de formação de professores exigirão 50% de aulas prese

Educação à distância: cursos de formação de professores deverão ter metade das aulas presenciais, determina MEC. O Ministério da Educação… Leia Mais

Melhore suas campanhas digitais com o curso de tráfego pago do Senac

Senac Recife oferece curso prático de tráfego pago e mídia de performance com início em 17 de junho. A visibilidade… Leia Mais

Jovens do Paraná podem se inscrever para bolsas de TI e qualificação

Inscrições abertas para mil jovens no programa Talento Tech: bolsas de até R$ 1.500 e curso de TI no Paraná.… Leia Mais

Jovens de baixa renda na Bahia: cursos gratuitos estão disponíveis

Instituição oferece 150 vagas em curso gratuito para jovens de baixa renda na Bahia. Inscrições até 31 de maio. O… Leia Mais

Curso de técnico de celular em Manaus: qualificação e oportunidades de emprego

Prefeitura de Manaus oferece curso gratuito de técnico de celular com foco em qualificação e empregabilidade. A Prefeitura de Manaus,… Leia Mais

HSVP tem vagas para curso técnico em enfermagem com bolsas de até 100%

Aproveite os descontos e bolsas de estudo no curso técnico em enfermagem do HSVP. Inscrições até 31 de maio! O… Leia Mais