Cursos técnicos que oferecem mais vagas de emprego

Escrito por admin em 15/07/2015  /   Postado em Curso técnico, Cursos, Empregos




Cargos como Técnico em Eletrônica, Mecânica ou Mecatrônica são as profissões coringa, pois conseguem circular no mercado de trabalho, mantendo-se ativas e atrativas mesmo em meio à crise.

Quem se qualificou na hora certa, ou seja, antes da crise, continua encontrando boas oportunidades, mesmo em meio a um ambiente econômico desfavorável. Mas nem todos os formados em cursos técnicos estão se beneficiando da grande procura dos empregadores.

Algumas áreas absorvem mais profissionais, como Técnico em Eletrônica, Mecânica ou Mecatrônica. Esses profissionais são muito procurados pela sua versatilidade: podem atuar nas áreas da indústria automotiva, de alimentos, no setor de serviços ou mesmo no comércio.

No começo deste ano, mais especificamente nos quatro primeiros meses, o aumento da procura por esses profissionais foi de cerca de 15% com relação ao mesmo período em 2014.  O motivo para isso segundo alguns recrutadores é que esse perfil de profissional não vem das universidades nem das escolas regulares. É preciso uma busca maior por esse tipo de profissional, que possui uma formação mais específica, já vem preparado para o serviço, segundo apontam alguns recrutadores. Essas profissões são consideradas "profissões coringa", pois conseguem circular no mercado de trabalho, mantendo-se ativas e atrativas mesmo em meio à crise.

Mas não basta o ter a formação nessas áreas. É preciso se qualificar. Outras competências como outros idiomas, capacidade de trabalho em grupo, bom relacionamento interpessoal e outras características tão visadas pelo mercado de trabalho completam o perfil do profissional técnico desejado pelas empresas. O número de novas vagas em cursos técnicos subiu 55% nos últimos 5 anos e o mercado ainda não vê o número como suficiente para suprir sua demanda, tanto que algumas empresas estão apostando em fazer parcerias com escolas de ensino técnico, para qualificar e formar novos profissionais. As empresas afirmam que as experiências são sempre positivas. 





Quem deseja conseguir uma vaga em um curso técnico deve estar atento, pois as vagas estão cada vez mais concorridas.

Recentemente, o Governo Federal reduziu o número de vagas disponíveis no Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico) para um milhão este ano, devido à crise econômica pela qual o país está passando. A redução equivale a um terço do número das vagas oferecidas em 2014. O programa é responsável por oferecer cursos técnicos de boa qualidade e gratuitos, uma oportunidade extra de se qualificar sem gastar muito por isso. 

A dica é estar atento para a chamada das novas vagas do Pronatec e também das escolas técnicas do país. Escolher cursos que tenham maior demanda no mercado de trabalho como as áreas de Técnico em Eletrônica, Mecânica ou Mecatrônica pode ser uma saída para enfrentar favoravelmente a crise no país.

Por Patrícia Generoso



Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

  • Comprinhas Comércio Ltda.
    CNPJ: 11.843.532/0001-07
    Av. Cândido de Abreu, 776 / 803
    Centro Cívico - Curitiba / PR
    CEP: 80.530-000
Copyright© 2010-2014 - Cursos Novos - Cursos Técnicos