Cursos Técnicos no IFSP – Inscrições Abertas



O IFSP oferta cerca de 160 vagas em cursos técnicos profissionalizantes.

Novas oportunidades de formação profissional e técnica estão sendo abertas para estudantes que estejam cursando ensino médio. O processo seletivo será efetuado por meio de avaliação do histórico escolar de cada acadêmico.

Deste modo, o IFSP, ou Instituto Federal do Estado de São Paulo, na cidade de Campinas, por meio de seus gestores está disponibilizando em torno de 160 vagas inteiramente voltadas para cursos técnicos profissionalizantes.



Não será cobrado qualquer tipo de taxa, ou seja, as inscrições são gratuitas. O período de cadastro iniciou no dia 23 do mês de setembro e vai até o dia 10 do mês de novembro deste ano de 2019.

O link para cadastro de inscrição está disponível no site, A Cidade ON (Campinas).



Direto ao ponto:

Estão sendo abertos cursos, nesse programa, que abrangem três modalidades distintas:

A – O curso técnico de tipo integrado ao próprio ensino médio. O requisito mínimo é que o estudante que se candidata tenha, no mínimo, certificado de ensino fundamental. Nesse programa, o acadêmico iniciará o seu ensino médio e o próprio curso técnico por meio do IFSP;

B – O curso técnico realizado em paralelo ao próprio ensino médio. Neste caso, cada estudante deverá estar devidamente matriculado e frequentando o ensino médio, só que em uma instituição de ensino à parte. Portanto, o estudante estará cursando somente o Ensino Técnico por meio do IFSP;

C – O curso técnico realizado logo após a formação no ensino médio. Neste caso, cada acadêmico deverá comprovar a conclusão do Ensino Médio. Portanto, o mesmo estará cursando, somente, o programa de formação profissional técnica, por meio do IFSP.

Essas três modalidades se destinam, como se pode perceber, a situações diferentes da vida acadêmica de cada estudante.

Sobre o critério de avaliação, processo seletivo, seguem as informações:

De acordo com o que está registrado nos processos de seleção anteriores, o novo recrutamento de estudantes será realizado a partir da rigorosa avaliação de cada histórico escolar. Portanto, não serão ministradas provas. O ingresso se dará por qualificação no desempenho escolar.

Cada estudante terá o dever de fazer inserir as necessárias notas ou os conceitos dentro de conteúdos programáticos, tais como matéria de Língua Portuguesa e na disciplina de Matemática.

Com relação aos chamados cursos Integrados, cada nota que necessita ser avaliada está no curso dos anos do Ensino Fundamental, no caso, do oitavo ano (anteriormente a sétima série). Com relação ao programa de formação técnica profissional, que é de tipo concomitante ou subsequente, as necessárias notas que deverão ser avaliadas estão no curso do Ensino Fundamental, especificamente no nono ano (anteriormente oitava série).

Todo estudante interessado e que apresente dúvidas sobre esse processo de seleção, poderá sanar as mesmas por meio do site oficial do Instituto Federal do Estado de São Paulo.

Observação importante: acadêmicos em qualquer idade estão aptos para participar desses programas profissionalizantes, promovidos pelo IFSP, dado que duas das modalidades exigem conclusão do ensino médio. Entretanto, mesmo que a pessoa ainda esteja concluindo o ensino fundamental, a mesma poderá participar. Pessoas que já concluíram há anos o ensino médio também estão aptas a participar.

Resumindo o essencial:

Este é o novo programa profissionalizante promovido pelo IFSP da cidade de Campinas, cujos gestores estão disponibilizando 160 cadeiras para aulas gratuitas em cursos técnicos. O critério de avaliação, para fazer ingressar os acadêmicos, se dará conforme as anteriores edições do mesmo programa, ou seja, a partir de rigorosa análise sobre o histórico escolar de cada candidato.

Vale a pena conferir essas oportunidades.

Por Paulo Henrique dos Santos

Cursos técnicos

Deixe o seu comentário