Cursos Técnicos na área da Educação no IFSul – 2020

Categorias: 2020 - Cursos - Cursos técnicos - Educação

O IFSul oferta 200 vagas em cursos técnicos na área da Educação, sendo eles: Alimentação Escolar, Infraestrutura Escolar, Multimeios Didáticos e Secretaria Escolar.

Fazer um curso ou conseguir especializar na profissão que já exerce na área da educação sem custos não é uma tarefa fácil. Contudo, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – IFSUL no campus Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, está proporcionando de maneira gratuita o ingresso nos cursos Técnicos de Alimentação Escolar, Infraestrutura Escolar, Multimeios Didáticos e Secretaria Escolar. São 200 vagas oferecidas. Confira abaixo as principais informações acerca dessas formações.



Os cursos

Através do MEC – Ministério da Educação, os referidos cursos fazem parte do programa de formação à distância de nível técnico e tem como público-alvo trabalhadores efetivos e/ou terceirizados que exercem função em escolas públicas – profuncionário. Porém, no Edital de Matrícula, essa oportunidade não se restringe ao público específico podendo os demais interessados ingressarem nessa carreira. Todos os cursos técnicos tem duração mínima de 2 anos. Escolha o seu curso abaixo:

Técnico de Alimentação Escolar – O profissional desse curso vai aprender a planejar, organizar e executar a oferta de merenda escolar. Essa formação também inclui práticas conscientes de consumo de água, adequação de alimentação saudável, conscientização ambiental (produção de lixo, poluição etc.) além de incorporar dentro de suas práticas de preparo e dispensação alimentar questões de higienização.

Técnico de Infraestrutura Escolar – Esse profissional é capacitado para zelar o patrimônio escolar. Assim, dentre outras funções o técnico irá planejar, organizar e executar ações que promovam a preservação do ambiente escolar. Ele é o responsável por incentivar o convívio harmonioso entre o ambiente físico e ambiente natural.



Técnico de Multimeios Didáticos – O profissional de Multimeios Didáticos é o responsável por interagir com os recursos pedagógicos e tecnológicos dentro do ambiente de ensino. É a ponte entre recursos tecnológicos e o educando proporcionando uma vivência harmoniosa, emancipativa, autônoma ampliando os conhecimentos. Dessa forma, proporciona um ambiente e uma prática escolar mais exitosa.

Técnico de Secretária Escolar – Esse profissional assume muita importância no perfeito funcionamento do ambiente escolar. É ele que proporciona a fluidez dos recursos pedagógicos, pois está intrinsecamente ligado às burocracias administrativas da secretaria. Formado, tem subsídios suficientes para construir, conduzir, dialogar, interferir, mediar, participar, propor e refletir os processos diários do fazer administrar o ambiente escolar.

Inscrições: local, dias e documentos

As inscrições podem ser realizadas através de procuração e para candidatos menores de 18 anos pelos pais ou um representante legal além do próprio candidato. Os interessados precisam ir até o Campus de Novo Hamburgo de 4 a 6 de março de 2020 com os seguintes documentos:

– Fotos 3×4 recente, cópia da certidão de casamento ou Nascimento além da original; cópia da identidade (frente e verso), mais original; Cópia do CPF, mais original; Cópia do comprovante de residência, mais original; Cópia do histórico escolar (frente e verso, se houver), mais original; Cópia do Título de eleitor se o interessado for maior que 18 anos, mais original; Comprovante de quitação eleitoral, para interessados maiores de 18 anos; Comprovante de quitação das obrigações militares, apenas para interessados masculinos e que sejam maiores de 18 anos.

Informações Gerais

Os cursos são na modalidade à distância, tem duração de dois anos e haverá aulas práticas e visitas técnicas que serão realizadas pelo polo presencial e nas escolas parceiras. Todos os alunos terão suporte tanto presencial quanto a distância através de tutorias e professores formadores. Por se tratar de um curso de caráter EAD, as atividades, entre elas exercícios, leituras e pesquisas além de outras tarefas requerem do aluno uma dedicação de até 20 horas semanais. Portanto, o interessado deve ficar atento ao cronograma de atividades e aulas na plataforma Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA.

Outras informações poderão ser encontradas no edital de convocação para matrícula através desse link http://editais.ifsul.edu.br/index.php?c=lista&id=1346. Aproveite, e leia atentamente esse Edital.

Por Dooguee



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *