Cursos técnicos garantem melhor empregabilidade

Escrito por admin em 18/09/2015  /   Postado em Curso técnico, Cursos, Empregos




Em tempos de crise, a formação técnica pode garantir melhor empregabilidade e remuneração dobrada em comparação a quem possui apenas o ensino médio.

O cenário econômico do País é desfavorável perante a crise, que provoca a desaceleração da economia e como consequência o desemprego afeta várias áreas. Entretanto, apesar da crise, existem boas possibilidades para quem investe na formação técnica, o que pode garantir a empregabilidade profissional.

Apesar da competividade que existe em muitas áreas profissionais, a formação técnica pode ser vista como um diferencial em tempos de crise. Este resultado pode ser comprovado por meio de uma pesquisa nacional por amostra de domicílio (Pnad), que foi elaborada pela Fundação Getúlio Vargas e mostrou que profissionais que investiram na formação técnica têm uma probabilidade empregatícia de 70% a mais do que outras pessoas que cursaram apenas o ensino médio, que ficou em torno de 50%. Este estudo foi realizado em 2010.

O estudo mostrou que a formação técnica é relevante para a empregabilidade. Outro resultado mostrado pelo estudo foi que a formação técnica proporciona uma remuneração dobrada em comparação com a de uma pessoa que cursou apenas o ensino médio.

O curso técnico tem um ensino focado para o mercado de trabalho, ou seja, o estudante aprende o cotidiano prático da formação. Além disso, os cursos têm um custo menor – se forem comparados com cursos de graduações regulares – e tem um tempo menor, também.





Em tempos de crise, os cursos técnicos que mais garantem o emprego são os relacionados à eletrônica, mecânica e mecatrônica. Os profissionais podem atuar em vários tipos de empresas e indústrias, ou seja, o mercado profissional oferece muitas possibilidades para estes tipos de profissionais. Desta forma, eles podem atuar em indústrias de automóveis, alimentos ou até mesmo em setores de serviços ou comércios.

Por exemplo, uma pesquisa realizada pela empresa de consultoria e recrutamento Page Personnel mostrou que nos quatro primeiros meses do ano a busca pelos profissionais dos setores técnicos aumentou em 15% se comparado ao ano de 2014. Portanto, a formação técnica é um bom caminho para encontrar novas possibilidades na contramão da crise que afeta o País.  

Por Babi



Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

  • Comprinhas Comércio Ltda.
    CNPJ: 11.843.532/0001-07
    Av. Cândido de Abreu, 776 / 803
    Centro Cívico - Curitiba / PR
    CEP: 80.530-000
Copyright© 2010-2014 - Cursos Novos - Cursos Técnicos