Muito procurados pela sua duração mais curta do que a graduação tradicional, os cursos técnicos estão em alta e são uma boa pedida para quem busca mudar de área ou conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho mais rapidamente. No entanto, menor duração não significa menor qualidade: os cursos são focados na prática e no dia a dia da profissão pretendida, motivo pelo qual são muito valorizados pelo mercado.
Confira a seguir algumas dicas para escolher o curso que mais se adapta às suas necessidades e aspirações profissionais.
QUANDO COMEÇAR:
Os cursos técnicos podem ser iniciados ainda durante o Ensino Médio; no entanto, para obter o diploma, é necessário que o aluno conclua antes essa etapa. Outra possibilidade é já optar por um curso técnico integrado ao ensino médio e sair com as duas formações.
COMO ESCOLHER O CURSO:
Antes de mais nada é importante conhecer suas habilidades. O que você gosta de fazer? O que sabe fazer melhor? Em qual área do conhecimento costuma se destacar?
Na hora de escolher sua futura profissão, mais vale optar por uma que lhe seja prazerosa do que pela que oferece maiores chances de alta remuneração. Lembre-se que será necessário investir tempo e dinheiro na sua formação, e que a profissão conquistada o acompanhará pelo resto da vida, e recomeçar do zero será difícil e frustrante caso não seja feliz com sua escolha. Trabalhar com prazer sempre produz melhores resultados.
No site do MEC, é possível consultar todos os cursos oferecidos no país: pronatec.mec.gov.br.
TIPOS DE CURSO TÉCNICO:
Atualmente existem três modalidades de curso técnico: habilitação, qualificação e especialização.
– Habilitação: voltado para as profissões técnicas;
– Qualificação: serve para obter uma qualificação intermediária em uma área determinada;
– Especialização: aprofundamento de conhecimentos já obtidos anteriormente.
Para escolher, pesquise qual modalidade se adapta melhor às suas necessidades e às exigências da área em que pretende trabalhar.
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:
Ao contrário das graduações, não existe uma avaliação do MEC para os cursos técnicos; porém, eles devem ser autorizados pelo Conselho Estadual de Educação de seu Estado. Entre no site do órgão e verifique as listas dos cursos autorizados.
Você pode também optar pelo Pronatec (pronatec.mec.gov.br/inscrição), Senai (www.sp.senai.br) ou Senac (www.sp.senac.br).
CARREIRAS EM ALTA:
Os cursos técnicos mais valorizados pelo mercado na atualidade são:
– Engenharia Civil: Técnico em Edificações;
– Ciências Biológicas: Técnico em Produção de Alimentos e Técnico em Meio-Ambiente;
– Ciências Exatas: Técnico em Petroquímica;
– Tecnologia: Técnico em Ciência da Computação.
Por Tathyanna Christina
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?