Cursos Técnicos EaD no IFPR 2020



O IFPR oferta 7.960 vagas em cursos técnicos EaD gratuitos.

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) abriu as inscrições para o processo seletivo EaD para ingresso em turmas de 2020. As vagas são para cursos técnicos na modalidade de ensino a distância.

Ao todo, são 7.960 vagas para os cursos de administração, agente comunitário de saúde, meio ambiente e logística, todos destinados a estudantes que já concluíram o ensino médio.



Sobre as inscrições

As inscrições podem ser realizadas a partir de 28 de novembro até 23 de janeiro de 2020 através do site DSEaD do IFPR: (http://inscricaoead.ifpr.edu.br/sistema_aluno/sistema/inscricao).

Não serão cobradas taxas de inscrições e a seleção dos candidatos será feita através de sorteio público que será realizado nos dias 04, 05 e 06 de março de 2020.



No dia 27 de janeiro os candidatos já poderão consultar a lista provisória de inscritos. E terão até o dia 29 de janeiro para entrar com recurso, caso seja necessário. No dia 30 de janeiro de 2020 a homologação dos inscritos será publicada oficialmente no site.

E, por fim, dia 18 de março o resultado final será publicado. As aulas terão início logo após a publicação dos sorteados. Os estudantes que ingressarem nos cursos terão aulas à distância com uma aula presencial por semana nos polos EaD IFPR.

Vagas para cotistas

O IFPR oferece vagas para cotistas em diversas categorias nos cursos EaD, e segundo consta no edital são 10 categorias de cotas. Confira:

  • 60% das vagas são reservadas para candidatos que cursaram integralmente o ensino fundamental em escolas públicas, em cursos regulares ou no âmbito da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA); ou que tenham obtidos seus certificados através do ENCEJA (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) ou ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) ou outros exames estaduais.
  • 50% das vagas são reservadas para candidatos que possuam renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo nacional per capita (R$ 1.497,00), sendo 10% das vagas serão destinadas para candidatos autodeclarados pretos ou pardos; 5% são das vagas são destinadas para candidatos autodeclarados indígenas; 5% são das vagas são destinadas para candidatos com deficiência; 20% das vagas de cada turma serão de ampla concorrência.

Mais detalhes sobre as vagas e o percentual de cotas podem ser consultados no edital (ead.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2019/11/SEI-IFPR-Edital-N%C2%BA-77-2019.pdf).

Como será o sorteio público?

O sorteio ocorrerá dos dias 4, 5 e 6 de março por meio de um sistema eletrônico de sorteio. O processo de sorteio será feito por turmas e polos, levando em consideração o número de vagas e as categorias de cotas descritas no edital.

As turmas cujo número de inscritos não ultrapassar o número de vagas, não haverá sorteio. Se isso acontecer, todos os candidatos serão considerados aprovados e listados seus nomes em ordem alfabética.

A chamada geral dos classificados será dia 18 de março e as matrículas deverão ser realizadas no período de 23 a 27 de março.

Após as matrículas, serão realizadas mais três chamadas complementares conforme as datas a seguir:

  • 1ª chamada complementar dia 31 de março para matrículas nos dias 02 e 03 de abril.
  • 2ª chamada complementar dia 14 de abril com matrículas nos dias 16 e 17 de abril.
  • 3ª chamada complementar dia 22 de abril com matrículas no dia 24 de abril.

Vagas remanescentes

Para os polos que não possuírem lista de espera, serão realizados outros sorteios públicos abertos a outros candidatos que não tenham feito inscrição e se encaixem no perfil exigido.

No dia 7 de abril serão realizadas as inscrições para o 1º sorteio das vagas remanescentes através do site. A homologação dos inscritos será no dia 9 de abril, o sorteio dia 14 de abril e as matriculas ocorrerão no dia 15 de abril.

O 2º sorteio público para as vagas remanescentes receberá as inscrições no dia 22 de abril através do site. Com homologação dos inscritos disponível dia 24 de abril, sorteio realizado no dia 27 de abril e matrículas no dia 28 de abril.

Candidatos que tiverem dúvidas a respeito das datas ou outras informações podem entrar em contato com o instituto através do e-mail ps.ead@ifpr.edu.br ou o telefone (41) 3535-1800.

O cronograma detalhado do processo de seleção está disponível no seguinte endereço eletrônico: http://inscricaoead.ifpr.edu.br/sistema_aluno/sistema.

Por Raquel Cordeiro

Cursos EaD

Deixe o seu comentário