Novas oportunidades de cursos profissionalizantes estão sendo abertos nesse fim de primeiro semestre de 2019.
Trata-se de novo programa do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, ou SENAI. Esta organização constitui uma das cinco maiores instituições em termos de educação profissional, em todo o mundo, sendo a maior na América Latina. O rol de cursos que nela se ministram chegam a formar profissionais em até 28 departamentos no ramo da indústria brasileira. Cada programa inicia com uma formação básica profissional e se estende até a formação e a pós-graduação em áreas tecnológicas.
O período de inscrições iniciou a partir do dia 6 de maio.
Os projetos para capacitação profissional, empreendidos por meio do SENAI, acumulam um histórico de 73,7 milhões de profissionais por todo o território brasileiro, desde a década de 1940. Essas décadas de atuação e sucesso deixam claro que o SENAI atua por meio dos formatos educacionais mais eficientes e atualizados. Combinando a educação tradicional com os modelos mais atuais de ensino presencial. A instituição possui, atualmente, 541 unidades com endereço fico e mais 452 sedes móveis, presentes em 1,6 mil cidades do Brasil.
Este ano, há menos de um mês, a instituição SENAI fez anunciar novo programa de cursos profissionalizantes, com documento de edital publicado, o qual contempla a abertura de grande variedade de cursos técnicos e de capacitação. De acordo com o mesmo edital, estão sendo abertas, oficialmente, em torno de 1.525 cadeiras para as modalidades de tipo presencial e tipo semipresencial.
Este programa está inteiramente reservado ao público de cidadãos que vive em baixa renda, cuja meta está na sua inserção dentro do mercado de trabalho e(ou) a reinserção de pessoas de igual condição na vida profissional. Estes cursos estão programados para iniciar a partir de julho, de agosto e de setembro.
No setor de construção civil; no setor de alimentação; no setor de gestão e de vestuário. Deste modo, as vagas se destinam ao setor de Instalador de Jardinagem e de Paisagismo; ao setor de Assistente de Controle da Qualidade; ao setor de Modelagem Industrial; ao setor de Sistemas Eletrônicos para Segurança; ao setor de Assistente Administrativo; ao setor de Operador de Computador; ao setor de Pedreiro de Alvenaria e ao setor de Técnico na Administração.
Todos os acadêmicos serão lotados nas sedes do Senai estabelecidas em Taguatinga; em Brazlândia; em Gama e em Sobradinho.
Todos os cursos técnicos estão estruturados em carga horária rigorosa de 1.200 horas, ao passo que os curso para qualificação estão organizados para regime de 200 a 800 horas oficiais.
Com relação aos cursos técnicos para estudantes de nível médio, cada candidato deverá estar em idade de 16 anos (no mínimo); estar concluindo ou ainda cursando o segundo ano de Ensino Médio. Mais informações poderão ser consultadas no próprio site do SENAI.
Com relação aos cursos presenciais, a matrícula poderá ser efetuada diretamente em centrais de atendimento, existentes nas unidades, entre as 8h e as 2h. Com relação aos demais cursos semipresenciais, cada pré-matrícula deverá ser efetuada por meio do próprio site oficial.
Assim que for concluída a fase de testes online, todos os acadêmicos terão um prazo de até dois dias úteis, no máximo, para se dirigirem à unidade respectiva portando a necessária documentação. Sobre a matrícula, todos os estudantes interessados têm o dever de comparecer com os seguintes documentos: o CPF; um comprovante da escolaridade; um comprovante de residência e mais o documento oficial com a foto do mesmo candidato.
Observação: cada documento deverá vir acompanhado de uma cópia, que ficará no arquivo.
Por Paulo Henrique dos Santos
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?