Cursos Técnicos Abertos no Senai 2019


Senai está com diversas vagas abertas para seus cursos técnicos profissionalizantes.

Novas oportunidades de cursos profissionalizantes estão sendo abertos nesse fim de primeiro semestre de 2019.

Trata-se de novo programa do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, ou SENAI. Esta organização constitui uma das cinco maiores instituições em termos de educação profissional, em todo o mundo, sendo a maior na América Latina. O rol de cursos que nela se ministram chegam a formar profissionais em até 28 departamentos no ramo da indústria brasileira. Cada programa inicia com uma formação básica profissional e se estende até a formação e a pós-graduação em áreas tecnológicas.


O período de inscrições iniciou a partir do dia 6 de maio.

Os projetos para capacitação profissional, empreendidos por meio do SENAI, acumulam um histórico de 73,7 milhões de profissionais por todo o território brasileiro, desde a década de 1940. Essas décadas de atuação e sucesso deixam claro que o SENAI atua por meio dos formatos educacionais mais eficientes e atualizados. Combinando a educação tradicional com os modelos mais atuais de ensino presencial. A instituição possui, atualmente, 541 unidades com endereço fico e mais 452 sedes móveis, presentes em 1,6 mil cidades do Brasil.

Com relação aos cursos e as vagas, segue:

Este ano, há menos de um mês, a instituição SENAI fez anunciar novo programa de cursos profissionalizantes, com documento de edital publicado, o qual contempla a abertura de grande variedade de cursos técnicos e de capacitação. De acordo com o mesmo edital, estão sendo abertas, oficialmente, em torno de 1.525 cadeiras para as modalidades de tipo presencial e tipo semipresencial.



Este programa está inteiramente reservado ao público de cidadãos que vive em baixa renda, cuja meta está na sua inserção dentro do mercado de trabalho e(ou) a reinserção de pessoas de igual condição na vida profissional. Estes cursos estão programados para iniciar a partir de julho, de agosto e de setembro.

O conjunto de oportunidades inclui cursos nas seguintes plataformas:

No setor de construção civil; no setor de alimentação; no setor de gestão e de vestuário. Deste modo, as vagas se destinam ao setor de Instalador de Jardinagem e de Paisagismo; ao setor de Assistente de Controle da Qualidade; ao setor de Modelagem Industrial; ao setor de Sistemas Eletrônicos para Segurança; ao setor de Assistente Administrativo; ao setor de Operador de Computador; ao setor de Pedreiro de Alvenaria e ao setor de Técnico na Administração.

Todos os acadêmicos serão lotados nas sedes do Senai estabelecidas em Taguatinga; em Brazlândia; em Gama e em Sobradinho.

Todos os cursos técnicos estão estruturados em carga horária rigorosa de 1.200 horas, ao passo que os curso para qualificação estão organizados para regime de 200 a 800 horas oficiais.

Sobre as matrículas:

Com relação aos cursos técnicos para estudantes de nível médio, cada candidato deverá estar em idade de 16 anos (no mínimo); estar concluindo ou ainda cursando o segundo ano de Ensino Médio. Mais informações poderão ser consultadas no próprio site do SENAI.

Com relação aos cursos presenciais, a matrícula poderá ser efetuada diretamente em centrais de atendimento, existentes nas unidades, entre as 8h e as 2h. Com relação aos demais cursos semipresenciais, cada pré-matrícula deverá ser efetuada por meio do próprio site oficial.

Assim que for concluída a fase de testes online, todos os acadêmicos terão um prazo de até dois dias úteis, no máximo, para se dirigirem à unidade respectiva portando a necessária documentação. Sobre a matrícula, todos os estudantes interessados têm o dever de comparecer com os seguintes documentos: o CPF; um comprovante da escolaridade; um comprovante de residência e mais o documento oficial com a foto do mesmo candidato.

Observação: cada documento deverá vir acompanhado de uma cópia, que ficará no arquivo.

Por Paulo Henrique dos Santos

Cursos técnicos

Deixe o seu comentário