Cursos Profissionalizantes Pronatec SENAC 2020


Estão sendo oferecidos diversos cursos profissionalizantes pelo Pronatec Senac. Confira como garantir a sua vaga.

Novas oportunidades de cursos profissionalizantes estão sendo abertas nesse início de segundo semestre de 2019.

Trata-se de programa técnicos profissionalizantes promovidos por meio do Pronatec SENAC. Em realidade, estão sendo disponibilizados dois grandes programas elaborados e lançados por meio do Ministério da Educação e da Cultura, o MEC, os quais têm por meta a expansão de importantes cursos técnicos profissionalizantes para um número cada vez maior de cidadãos brasileiros, entre jovens e adultos.


Desde a sua fundação o Programa Pronatec dispõe de um rol muito variado de oportunidades voltadas à educação profissional de estudantes, no sentido de, dentro da modalidade de cursos gratuitos promovidos pelo SENAC, por exemplo, abrir cada vez mais as portar para os jovens acadêmicos que não têm como pagar por uma educação superior ou técnica. Democratizar com qualidade, essa é a missão do Pronatec.

O cadastro de inscrição para cursos nesse novo programa poderá ser efetuado por meio de algumas das instituições vinculadas ao Pronatec.

Na sequência estão disponibilizadas mais informações essenciais sobre esse programa de cursos e outros dados:



Sobre a inscrição no PRONATEC

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, está estruturado sob o escopo precípuo de democratizar a capacitação profissional dos cidadãos brasileiros. É claro que são cursos rigorosamente estruturados e somente as pessoas seriamente comprometidas com uma formação profissional sólida irão participar.

É claro que as pessoas precisam ser realistas, mais do que otimistas, pois mesmo estando de posse de vários diplomas de formação no Pronatec, não há 100% de garantia de empregos, porém, a mesma instituição encaminha as pessoas para se fortalecerem por dentro, como cidadãos capazes, responsáveis e competentes, independentemente do emprego que estejam ocupando.

Outro dado importante:

A instituição PRONATEC está ampliando cada vez mais seu raio de ação. Na atualidade a instituição conta com mais de 250 unidades que constituem escolas técnicas, estrategicamente distribuídas em quase todas as regiões do território brasileiro. Ao longo de todos esses anos de atuação, prestando serviços importantes para a sociedade, muitos estudantes foram encaminhados para empregos e, por conseguinte, exercem seu papel na sociedade, dentro do que está perpetrado na Constituição Federal, entre direitos e deveres.

A partir do ano de 2011, quando foi inaugurado o programa PRONATEC, todos os cidadãos, entre jovens e adultos; homens e mulheres; começaram a visualizar oportunidades a mais no mercado de trabalho, ou mesmo, de poder participar apenas de cursos de capacitação como uma atividade a mais em suas vidas, sendo que todo bom conteúdo preenche a vida de sentido.

Esse programa promovido por meio do governo federal tornou-se, aos poucos, não uma tábua de salvação, ou um consolo, mas, a extensão que os brasileiros precisam para poderem inserir-se cada vez mais em suas vocações, por com conseguinte em empregos que garantam seu mínimo sustento.

Portanto, nesse programa está sendo ofertada, a todos os cidadãos brasileiros, uma série de cursos técnicos, que estão voltados para pessoas em todos os níveis acadêmicos, ou seja, fundamental, médio, técnico e superior. Acrescenta-se, também, os cursos voltados para a qualificação profissional, que abrangem a formação inicial e a continuada (FIC), que exige uma escolaridade mínima e variada.

Neste caso, por meio do Pronatec estão sendo abertas em torno 417 cadeiras em mais de 13 tipos diferenciados de cursos profissionalizantes, os quais serão ministrados em caráter de modalidade presencial.

Para obter mais informações sobre todo o rol de cursos no Pronatec, em modalidade paga e em modalidade gratuita, além de mais detalhes sobre como cadastrar-se nas unidades, acesse o site: https://www.pr.senac.br/pronatec.

Por Paulo Henrique dos Santos

Cursos Pronatec

Deixe o seu comentário