Cursos Online Gratuitos do MEC 2017

Escrito por admin em 15/08/2017  /   Postado em Cursos, Cursos gratuitos, Cursos online, Cursos Profissionalizantes, MEC




MEC oferece 80 cursos gratuitos em diversas áreas.

Uma boa notícia para quem está pensando em arranjar um emprego ou que está precisando fazer algum curso que possa dar uma alavancada na própria carreira e também na vida profissional.

O Ministério da Educação e Cultura (MEC) anunciou na segunda semana do mês de agosto que está com inscrições abertas para mais de 80 cursos profissionalizantes. É importante mencionar que estes cursos são gratuitos e podem ser feitos à distância.

Quem pode se inscrever nestes cursos?

Todos os interessados que tenham mais de 15 anos podem participar. De acordo com o próprio órgão, deverão ser colocadas à disposição dos possíveis candidatos cerca de 500 vagas distribuídas para todo o Brasil.

Para que o aluno tenha acesso a um dos cursos é necessário que ele seja participante do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC).

O que é o PRONATEC ?

Para que não sabe, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) foi uma estratégia do governo criado em 2011 através de uma Lei, a 12.513/2011 e que tem como objetivo proporcionar o acesso de jovens que estão cursando o atual ensino médio a cursos que possibilitem uma formação técnica e profissionalizante e que possibilitem a sua entrada no mercado de trabalho com uma formação adequada.

O programa foi criado principalmente para beneficiar aqueles alunos cujas famílias já eram participantes de outros programas sociais do governo como o Bolsa Família.

A intenção é justamente de expandir e democratizar o acesso de jovens das camadas mais simples da população brasileira a conhecimentos técnicos necessários que possam garantir-lhes uma profissão no futuro.

Com esta iniciativa, o governo buscava também a melhoria da qualidade do ensino médio brasileiro através de uma parceria com instituições e profissionais de alta qualidade para que assim pudessem garantir um boa formação dos alunos já no ensino médio.





Para pôr em prática este programa, o governo federal decidiu investir recursos maciçamente em infraestrutura e em formação de pessoal adequado para que pudessem trabalhar a formação profissional destes jovens.

Deste modo, foram construídos em várias cidades brasileiras os Institutos Federais de Educação e que fazem parte de uma verdadeira Rede de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Ao todo, foram feitos entre 2011 e 2014, 422 unidades em todo o Brasil, somando-se a outras 140 unidades já construídas entre 1999 e 2002. Além disto, o governo firmou vários acordos com vários estados e o Distrito Federal com o objetivo de ampliar esta rede de ensino com as instituições de ensino já existentes.

Qual o período de inscrição para os cursos?

Para quem está interessado em participar e preenche os requisitos necessários exigidos pelo programa, o período de inscrição vai até o dia 18 de agosto.

Quando os cursos serão iniciados?

Para quem já se inscreveu e para quem ainda não fez a sua inscrição, os cursos deverão estar iniciando no dia 28 de agosto e deverão prosseguir até o dia 28 de janeiro de 2018.

Eles deverão ser administrados totalmente online e terão uma carga horária de duração de 160 horas. Uma boa opção para quem tem alguma dificuldade em locomover para fazer algum curso presencial, seja pela distância ou pela questão financeira.

Para os cursos que deverão ser ofertados a partir do final deste mês, os detalhes são para o de Fotografia, ilustrador, desenhista da construção civil, cuidador de idosos, de libras, recepcionista, auxiliar de farmácia, vendedor, assistente de secretaria escolar e produtor de cerveja.

Quem quiser conferir a lista completa de toda as oportunidades disponíveis, basta acessar o site do portal do MEC e escolher a sua opção.

Liana Gifoni



Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

  • Comprinhas Comércio Ltda.
    CNPJ: 11.843.532/0001-07
    Av. Cândido de Abreu, 776 / 803
    Centro Cívico - Curitiba / PR
    CEP: 80.530-000
Copyright© 2010-2014 - Cursos Novos - Cursos Técnicos