Universidade lança plataforma virtual e oferece 7 cursos online gratuitos.

Seguindo o modelo de outras instituições educacionais, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) disponibilizou uma plataforma que irá ofertar cursos online para a população.

A plataforma recebeu o nome de Lumina e os cursos estarão disponíveis para qualquer pessoa, não há necessidade de ser aluno da universidade. O objetivo é que todos tenham acesso ao curso e que tenha principalmente envolvimento de toda a população. A plataforma foi criada e será administrada pela Secretaria de Educação a Distância, com parceria com o Centro de processamento de Dados ( CPD).


Os cursos são gratuitos e de acesso livre. Já foram disponibilizados sete cursos: Avaliação de Enfermagem, Poesia Grega, Odontogeriatria, Literatura Russa, Avaliação em Usabilidade, Poesia Grega e Karatê-do. Cada curso deverá cumprir com um propósito, por exemplo:

O curso de Avaliação de Enfermagem terá como objetivo oferecer subsídio teórico para que o aluno entenda as habilidades sobre avaliação de Enfermagem. O curso está dividido em cinco módulos, cada módulo o aluno terá que praticar exercícios ao final. Os módulos terão no máximo uma hora cada, tendo como finalidade concluir o curso em até duas semanas.

Já o curso de Poesia Grega será composto de quatro módulos, o objetivo é conhecer um pouco sobre os gêneros poéticos gregos. Seguindo assim uma sequência em cada nível desde Poética de Aristóteles até a Poesia Dramática e Poesia Lírica. O curso oferecerá um fórum para que o aluno possa trocar experiências e sanar dúvidas, também estará disponível materiais complementares, juntamente com questionário onde encerrará o curso.



Os últimos dados apresentados apontam que houve um grande aumento na população idosa no Brasil, sendo assim, o curso de Odontogeriatria disponibilizado na plataforma se faz conveniente, pois o curso tem como objetivo contextualizar sobre cuidados básicos com a saúde bucal de pessoas idosas, apresentando assim maneiras para realização destes cuidados. O curso será composto de 4 módulos, cada módulo terá um total de 20 horas, ao final de cada nível será necessário responder a questionários, tendo como duração quatro semanas ao final do curso.

Na plataforma Lumina há relação de todos os cursos, mostrando o objetivo de cada um. Alguns já estão disponíveis para ser iniciados. Os cursos não disponibilizam certificados.

A UFRGS no ano de 2016 ficou entre as 500 melhores Universidades do mundo em um ranking chinês.

Não perca essa oportunidade de ampliar seu conhecimento.

Gisele Alves de Brito

Deixe o seu comentário