Cursos no Senai MG 2018


Senai de Minas Gerais ofertará diversos cursos em 2018. Confira.

O SENAI MG ofertará bolsas de estudo em 2017. Confira mais abaixo os cursos técnicos oferecidos pela instituição.

Os interessados devem fazer a inscrição online no seguinte site: www7.fiemg.com.br, em 2018. Ainda não foi divulgada a data do início das inscrições, por isso, os interessados devem manter-se sempre atualizados, buscando por notícias no site da instituição.


Na área de tecnologia os cursos são os seguintes:

Para a parte de alimentação estão previstos os cursos de Padeiro, Confeiteiro, Manipuladores de Alimentos, Confeiteiro-Padeiro.

Já na parte de Automação os cursos são de pintura automotiva; instrumentação de automação; Mecânico de Suspenção, freios e direção para veículos leves; mecânico de motor ciclodiesel; mecânico de manutenção em automóveis; eletricista de automóveis; auxiliar de mecânico de motocicletas; auxiliar de mecânico automotivo; reparação automotiva e funileiro automotivo.

A área de Construção Civil estará com cursos para carpinteiro de formas; armador de ferros; carpinteiros de formato e estruturas para telhado; serralheiro de alumínio; pintor de casas; pedreiro que reveste; pedreiro assentador; montador e instalador de elevadores; instalador hidráulico; eletricista para fazer instalações em residências e, por fim, copista e desenhista de edificações.



Couros e Calçados é a área que há apenas três cursos que são os seguintes: cortador de calçados; pespontador de calçados e confeccionador de bolsas em couro sintético e couro legítimo.

Há também mais três cursos na parte de Eletroeletrônica que são os de montador de painéis e eletricista instalador e reparador de defeitos eletrônicos de risco.

Na área de Gestão são três diferentes tipos de curso. O primeiro é de Qualidade e o estudante aprende a identificar os produtos de qualidade e aqueles que apresentam algum defeito; e o segundo é para assistente de qualidade, ou seja, auxiliar aquele cuja função é assegurar a qualidade do produto.

Na parte de Gráficas e Editoriais há seis diferentes tipos de curso sendo disponibilizados. O primeiro de Flexográfico Banda Estreita; o segundo de designer gráfico de editorial; o terceiro de designer gráfico de embalagem; o quarto de serígrafo; o quinto de operador editorial de acabamento; o sexto de operador cartotécnico em acabamento e, por fim, o sétimo, de impressor offset monocolor.

Joalheria e Lapidação contam com três cursos: o primeiro é de desenhista de joias, ou seja, o técnico dessa área deve possuir como pré-requisito básico a facilidade de desenhar. Além disso, deve possuir também uma tendência à criatividade. Sendo assim, será ensinado como desenhar joias que podem agradar ao mercado de joias. Outro curso é para confeccionador de joias, ou seja, depois de estar com o desenho da joia em mãos, é preciso do confeccionador para que o material fique pronto. Dessa forma, nesse segundo curso, o estudante aprende a manusear ferramentas para a fabricação das peças bem como a extrair e mexer na matéria-prima que dará origem ao produto. Por fim, o terceiro curso trata-se do profissional que faz a galvanização nas semijoias, ou seja, o profissional dessa área precisa aprender a realizar misturas químicas e aplicá-las nas joias para que tenham um efeito mais real e possam ter uma durabilidade maior.

A área de logística e produção oferece mais opções de cursos. Dessa forma, há cursos de logística para suprimento, ou seja, não deixar faltar algum tipo de mercadoria no sistema; logística de produção; programador de produção que organiza e programa o quanto deve-se produzir; operador de logística; auxiliar de suprimentos e, por fim, auxiliar para trabalhar em almoxarifado.

Aqueles que moram em Minas Gerais devem conferir quais cursos serão oferecidos na unidade do SENAI mais próximas e não podem perder a oportunidade, pois atualmente o diploma de curso técnico é o diferencial para a seleção de certos candidatos que concorrem a uma vaga de emprego.

Por Ana Paula Oliveira Coimbra

Deixe o seu comentário