Cursos no Senac DF 2019 – Vagas


Senac do Distrito Federal oferta diversas vagas em cursos técnicos e cursos de formação inicial e (ou) formação continuada.

O departamento do Senac havia feito publicar, entre os meses de julho e agosto, um documento de edital extra que abria vagas no novo Programa Senac de Gratuidade, ou PSG. A meta estava no preenchimento de 315 postos gratuitos destinados a 11 cursos técnicos e cursos de formação inicial e (ou) formação continuada.

Infelizmente, o prazo de inscrições já finalizou, ocorrendo entre os dias 2 e 3 deste mês de setembro. O cadastro foi efetuado de modo presencial, necessitando os interessados dirigirem-se às unidades do Senac, setor administrativo do Distrito Federal em Ceilândia, região de Taguatinga e de Sobradinho. Foi possível cadastrar inscrição em entidades parceiras, nas quais os mesmos cursos são ministrados.


É possível que ainda existam vagas disponíveis, dado que o setor público, nesse sentido, sempre dispõe de flexibilidade. O documento de edital ainda pode ser acessado por meio do seguinte link: www.df.senac.br. Ou, para acessar outros cursos ainda disponíveis: https://www.df.senac.br.

Todas as pessoas interessadas em se cadastrar para demais cursos existentes no Senac precisam saber que a unidades atendem entre as 8h às 18h. As unidades parceiras do Senac atendem entre as 9h e 16h. No site oficial é necessário acessar a janela Programa Senac de Gratuidade Cursos Gratuitos, PSG.

Todos os cursos do Programa Senac de Gratuidade estão exclusivamente voltados para as pessoas que vivem em baixa renda. Isto não quer dizer que basta se cadastrar e está dentro de um curso.



Toda pessoa interessada em participar de qualquer curso nesse programa deverá preencher alguns requisitos:

1 – Estar devidamente matriculado, com frequência escolar, ou já ter avançado para além da Educação Básica, que é o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio. Comprovar que a renda mensal familiar, por membro, está equivalente ou abaixo de dois salários mínimos.

2 – Cada candidato tem o dever de portar os seguintes documentos oficiais, que permite o ingresso nos cursos:

Um documento com foto, de preferência RG, junto do CPF; um comprovante da escolaridade acima exigida, já que os cursos são muito variados e exigem formação acadêmica em diversos níveis, e, por fim, portar a carteira de trabalho ou a devida auto declaração sobre a baixa renda.

Haverá um pequeno, e simplificado, processo de seleção sobre cada pessoa inscrita, e cada candidato será chamado conforme a ordem cadastro e dentro da quantidade de vagas em aberto, para cada curso optado.

Os resultados referentes à classificação que passou foram divulgados no último dia 5 deste mês de setembro, estando disponível no site oficial do Senac-DF (Brasília).

Sobre os cursos que estão sendo disponibilizados, segue uma relação abaixo:

Curso na área de Assistente em Logística; curso na área de Assistente de Pessoal; curso na área de Assistente em Recursos Humanos; curso na área de Assistente em Secretaria Escolar; curso na área de Faturamento em Serviços de Saúde; curso na área de Maquiador; curso na área de Recepcionista; curso na área de Recrutamento e de Seleção de Pessoas (RH); curso na área de Salgadeiro; curso na área de Vendedor e curso na área de Técnico em Nutrição e em Dietética.

Muitos dos cursos existentes parecem bastante básicos e até dispensáveis, porém, ao se inserir no mercado de trabalho, estando em uma fila para disputar uma vaga para recepcionista, por exemplo, quem possuir um diploma de formação profissional no Senac, nessa área, certamente poderá disfrutar dessa garantia na hora de um recrutamento. Claro que apenas um diploma não assegura tudo, experiência é o complemento.

Vale a pena se informar e verificar a disponibilidade de vagas que, porventura, não tenham sido preenchidas, ainda.

Por Paulo Henrique dos Santos

Cursos

Deixe o seu comentário