Cursos na Área da Saúde na Fundação Dom Cabral

FDC oferta o curso do Programa para Desenvolvimento de Gestão em Saúde.

Se você deseja aprimorar seus conhecimentos na área da saúde, seja para uma empresa ou para sua carreira individual, é preciso saber que há diversos cursos que auxiliam nesse tipo de especialização e conhecimento.

A Fundação Dom Cabral é uma instituição que oferece esse tipo de aprimoramento. Na área da saúde, é possível realizar o curso do Programa para Desenvolvimento de Gestão em Saúde, essencial para os profissionais que têm como área de atuação a gestão de empresas no setor da saúde ou clínicas e empresas em desenvolvimento.

O programa irá proporcionar diversos aprendizados e experiências, tais como: intervenções que serão realizadas individualmente em cada uma das empresas; workshops presenciais que proporcionarão uma grande gama de troca de experiências; aproveitamento dos aspectos mais fundamentais das disciplinas para construir um mapa de indicadores das organizações e o foco nas quatro principais áreas da gestão: Finanças, Gestão de Pessoas, Processos e Estratégia.

Com esses aprendizados e experiências são afirmados, pela Fundação, alguns objetivos que esperam determinados resultados, como entender de forma mais abrangente o ambiente do setor da saúde e dos negócios, desenvolvendo assim a capacidade de produzir os aspectos fundamentais da gestão; desenvolver também uma boa postura em frente aos desafios, demandas e tendências que surgirem; incentivar, com os workshops e outras atividades, o intercâmbio de experiências; melhorar o crescimento e os resultados dos negócios e equilibrar todas as demandas, de curto e longo prazo.

Para que tudo ocorra da melhor forma possível e os objetivos sejam alcançados, o Programa para Desenvolvimento de Gestão em Saúde conta com uma metodologia de ensino bem elaborada. Os principais pontos que compõem essa metodologia são a atividade coletiva, o início do processo de produção dos mapas de indicadores, as trocas de experiência e não só a apresentação, mas também a aplicação das ferramentas e conceitos. Além desses elementos, há também as intervenções a distância, que contam com sessões virtuais e individuais de monitoria dos mapas, iniciados anteriormente, por um especialista da Fundação Dom Cabral.

O conteúdo, dividido entre as quatro áreas da gestão, será ministrado por meio de workshops e monitorias.

Confira os conteúdos de cada uma das áreas:

Finanças: No workshop, serão apresentados: os conceitos de ciclo financeiro e necessidade de capital de giro; contabilidade gerencial; indicadores financeiros no setor da saúde; gestão de custos; DRE em margem de contribuição e fluxo de caixa base indireta e direta. Já na monitoria, será iniciada a construção do mapa de indicadores financeiros e as bases para definir o acompanhamento das metas.

Gestão de Pessoas: Conteúdos do workshop: ampliar habilidades de interação e comunicação entre pessoas; produzir sentido criando alinhamento com a ideologia; desenvolver a autonomia das pessoas e criar comprometimento e compromisso com os objetivos da empresa. Na monitoria, será iniciada a confecção do mapa de indicadores de pessoas e as bases para definir o acompanhamento das metas.

Processos: No workshop, os conteúdos apresentados serão: a organização como um sistema; o alinhamento dos processos às estratégias da empresa e o contexto organizacional e o ciclo PDCA de controle de processos. Na monitoria, será iniciada a confecção do mapa de indicadores de processos e das bases de acompanhamento.

Estratégia: No workshop, serão apresentados: o posicionamento competitivo e as forças competitivas; conhecimento do negócio; os indicadores estratégicos de negócio; as competências organizacionais; mapa estratégico e objetivos e a cadeia de valor compartilhado. Na monitoria, serão construídos os objetivos estratégicos e será iniciada a confecção do mapa de indicadores financeiros e das bases de acompanhamento.

É importante ressaltar que o Programa para Desenvolvimento de Gestão em Saúde da Fundação Dom Cabral será composto por etapas a distância e presenciais, sendo o intervalo entre cada etapa presencial de 4 a 6 semanas. Serão 4 intervenções feitas a distância em cada empresa e 64 horas de etapas presenciais, fazendo com que o curso tenha uma duração estimada de 8 meses.

Por Isabela Palazzo

Posts Recentes

MEC altera regras: cursos de formação de professores exigirão 50% de aulas prese

Educação à distância: cursos de formação de professores deverão ter metade das aulas presenciais, determina MEC. O Ministério da Educação… Leia Mais

Melhore suas campanhas digitais com o curso de tráfego pago do Senac

Senac Recife oferece curso prático de tráfego pago e mídia de performance com início em 17 de junho. A visibilidade… Leia Mais

Jovens do Paraná podem se inscrever para bolsas de TI e qualificação

Inscrições abertas para mil jovens no programa Talento Tech: bolsas de até R$ 1.500 e curso de TI no Paraná.… Leia Mais

Jovens de baixa renda na Bahia: cursos gratuitos estão disponíveis

Instituição oferece 150 vagas em curso gratuito para jovens de baixa renda na Bahia. Inscrições até 31 de maio. O… Leia Mais

Curso de técnico de celular em Manaus: qualificação e oportunidades de emprego

Prefeitura de Manaus oferece curso gratuito de técnico de celular com foco em qualificação e empregabilidade. A Prefeitura de Manaus,… Leia Mais

HSVP tem vagas para curso técnico em enfermagem com bolsas de até 100%

Aproveite os descontos e bolsas de estudo no curso técnico em enfermagem do HSVP. Inscrições até 31 de maio! O… Leia Mais