Cursos EAD – Vantagens e Desvantagens


Saiba aqui as principais vantagens e desvantagens dos cursos à distância.

Uma das melhores alternativas de se refazer os estudos está na Educação a Distância. Entretanto, devido à importância de se concluir uma formação acadêmica, todas as pessoas interessadas precisam saber que este tipo de educação é muito mais do que a mera realização de matrícula. Portanto, os cursos de Educação a Distância (EAD) são uma verdadeira mão na roda, no sentido de conciliar o emprego, a vida pessoal e o investimento educacional, sobretudo para pessoas que tiveram que interromper os estudos em algum momento da vida.

Participar de um EAD exige todo um processo de adaptação. Há necessidade de um planejamento, no sentido de acompanhar as aulas e realizar todas as atividades propostas. Cursos ministrados nesse padrão são organizados em módulos, cuja realização e conclusão só poderão se dar por meio da participação efetiva nas aulas e com a realização de todas as atividades propostas, que precisam ser avaliadas.


Será sempre necessário organizar um horário específico para se participar de EADs. Embora exista, ainda, certa resistência à plataforma digital, dado que a maior parte a educação é vivida presencialmente nas escolas, a familiarização com as ferramentas virtuais acontece de modo muito mais rápido do que se pensa.

É muito importante enunciar os três pontos fundamentais de um EAD:

A – em primeiro lugar, é necessário um planejamento, um período de pesquisa e informação sobre o curso de maior interesse. Avaliar bem o orçamento, o conteúdo e a proposta do curso; buscar conhecer qual a avalição do Ministério da Educação sobre o mesmo e como se classifica a instituição, assim como pesquisar sobre os critérios do mercado de trabalho a respeito dos profissionais formados na área.



B – a pessoa interessada deve saber gerenciar e definir as suas estratégias. Estar atenta às possíveis variáveis diante do planejamento, no sentido de poder minimizar previamente alguns problemas, enquanto se está ocupado com os objetivos. Sempre é bom buscar um apoio da família, sobretudo na distribuição das tarefas domésticas, no sentido de haver um ambiente mais propício aos estudos, mais sereno. Planejar os estudos à distância junto da família é um passo importante, para que todos estejam cientes e saibam respeitar o momento de aprendizado.

C – estar atento e monitorar todo o andamento da organização estabelecida ao longo do processo de início dos estudos à distância. Durante os estudos, será necessário fazer auto avaliações sobre o próprio desempenho no EAD, verificar se tudo está fluindo dentro dos conformes pré-estabelecidos. Certamente serão necessários rearranjos da organização pessoal na medida em que corre o período de aulas, até a formação definitiva. Estar ciente do crescimento e do aprendizado, levando o objetivo traçado até o fim.

Em termos de custo-benefício, a Educação a Distância (EAD) constitui a melhor opção em relação aos profissionais que necessitam de praticidade e economia de tempo e de dinheiro. Não há necessidade de custos adicionais, tal como no transporte e outras despesas acessórias, a alimentação, por exemplo. Outra vantagem está na possibilidade de conexão em qualquer lugar e nos períodos mais oportunos.

Outro ponto positivo está em proporcionar maior vantagem para pessoas tímidas ou com dificuldades de adaptação em turmas com muitos alunos, as quais encontram no EAD uma solução perfeita. Além de que, todo EAD garante suficiente interação entre os participantes, embora moderadamente, permitindo uma gradativa e saudável relação entre pessoas com dificuldades de interagir.

Os EADs constituem uma das melhores alternativas, também, como cursos superiores oferecidos por universidades, garantindo que cada vez mais jovens tenham chances de estudar e graduar-se, dado que nem todos podem estudar de forma tradicional. Com cursos à distância, todas as pessoas têm chances de se organizarem em suas rotinas de modo a conseguir ganhar tempo e manter-se conectadas constantemente com a educação. Vale a pena conferir.

Paulo Henrique dos Santos

Deixe o seu comentário