Cursos de Qualificação Profissional do Programa Qualifica ES



Os cursos gratuitos de qualificação estão sendo ofertados em diversas cidades do Espírito Santo e serão realizados de forma presencial, semipresencial e online.

A Secti ES (Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional do Espírito Santo), por meio do Programa Qualifica ES, está com a oferta de aproximadamente 16,5 mil vagas para cursos de qualificações profissionais. As ofertas são para cursos presenciais, semipresenciais e online, em diferentes áreas de atuação.

Programa Qualifica Espírito Santo: inscrições

A primeira etapa do Programa teve início as inscrições nesta terça-feira, dia 24 de setembro de 2019, para as cidades capixaba de Serra, Guarapari, Vila Velha, João Neiva e Vitória. Os interessados, moradores destas cidades, deverão realizar as inscrições pela internet, no site do Programa, até o dia 8 de outubro de 2019. Para a cidade de João Neiva as inscrições serão realizadas até o dia 30 de setembro de 2019.



A divulgação da lista dos candidatos que foram aprovados na cidade de João Neiva será divulgada no dia 1º de outubro de 2019. Para as demais cidades está previsto a divulgação no dia 16 de outubro de 2019.

As inscrições dos cursos presenciais para moradores das cidades de Santa Leopoldina, Cariacica e Viana serão realizadas entre os dias 1º e 14 de outubro de 2019. Já as inscrições para os cursos online e semipresenciais serão realizadas entre os dias 7 e 16 de outubro de 2019.



As inscrições para os cursos presenciais, semipresenciais e online do Programa Qualifica Espírito Santo devem ser realizadas na internet pelo endereço eletrônico https://qualificar.es.gov.br.

Programa Qualifica Espírito Santo: cursos e vagas

O Programa Qualifica ES está ofertando na modalidade presencial o total de 5.690 vagas, em 163 cursos e em 10 cidades capixabas.

As vagas do Programa na modalidade presencial estão divididas nas seguintes cidades: Aracruz (60 vagas), Conceição da Barra (90 vagas), Cariacica (1.325 vagas), Santa Leopoldina (180 vagas), Guarapari (60 vagas), Serra (1.215 vagas), João Neiva (30 vagas), Vila Velha (1.005 vagas), Viana (385 vagas), Vitória (1.250 vagas).

Já na modalidade online o Programa Qualifica ES está com a oferta de 10.500 vagas, que estão divididas em 15 cursos. Para a modalidade semipresencial a oferta é de 200 vagas, em curso aberto a toda a comunidade, e 100 vagas destinadas a cursos para professores, oferecidos em Vila Velha. Será ofertado o curso de PNL (Programação Neurolinguística), no CEET Vasco Coutinho, em Vila Velha, aberto para toda a comunidade.

Além desses, será está sendo ainda ofertada 50 vagas em um curso para profissionais da educação, em Montanha.

Programa Qualifica Espírito Santo visa gerar trabalho e renda

Para Cristina Engel, secretária de Estado da Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, a educação profissional tem um papel importante e decisivo para inserir o desenvolvimento profissional da população do Espírito Santo no mundo do trabalho. Para ela, isso ocorre principalmente pelo atual cenário de empregos no Brasil, na qual exige qualificação profissional para atuar nos principais setores da economia.

A secretária destaca também sobre o perfil dos cursos, que visam gerar renda rápida para os que concluírem o curso, sendo que a intenção é possibilitar que os mais vulneráveis tenham a oportunidade de conquistar rapidamente renda. Ela espera que isso aconteça ocupando vagas de emprego ou também empreendendo na área de formação na qual realizou o curso.

Mais informações sobre o Programa, tal como prazo de inscrições, carga horária e cursos, podem ser consultadas diretamente no site no endereço eletrônico https://qualificar.es.gov.br.

Por Adoniran Peres

Programa Qualifica ES

Deixe o seu comentário