Categorias: CursosIdiomasParaíba

Cursos de Idiomas no IFPB 2020 – Inscrições Abertas

O IFPB oferece cursos de capacitação tanto para membros da instituição quanto para a comunidade em geral nos idiomas inglês, espanhol, francês e Libras.

É inegável a importância de se aprender um segundo idioma, tanto para agregar em seu currículo e conseguir novas possibilidades dentro no mercado de trabalho, como também pode ser uma forma de exercitar a mente e assim buscar novos conhecimentos, sabendo disso, é importante estar de olho nas oportunidades para se fazer um curso de idioma, sendo as vagas abertas pelo IFPB uma delas, e o melhor de tudo, são gratuitas.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, no campus João Pessoa, abriu inscrições até o dia 8 de março para cursos gratuitos de idiomas, com turmas de Inglês, Espanhol, Francês e Linguagem Brasileira de Sinais (Libras).

Segundo o edital, as vagas ofertadas são direcionadas aos discentes do instituto, regularmente matriculados em qualquer um dos níveis e modalidades de destino, para servidores e efetivos da instituição, para professores substitutos e o público em geral que estiver interessado.

Sobre as Inscrições

No edital é dito que assim como as aulas, a inscrição também é gratuita, sendo realizadas entre os dias 27 de fevereiro e 8 de março de 2020, encerrando às 23h59. As inscrições serão feitas por meio de preenchimento de formulário eletrônico que poderá ser encontrado no seguinte link: https://docs.google.com/document/d/1c9y_LaQyXwnA7Dkm9roTiYSTUNS9SBCf3hZQhodiwiQ/edit.

Para que a inscrição possa proceder no processo seletivo será necessário:

· Satisfazer todos os requisitos do edital;

· O preenchimento e envio do formulário eletrônico;

· O candidato se inscrever em apenas um idioma.

OBS: Em caso de inscrição em duplicata, apenas será considerado a inscrição mais recente.

Sobre os Requisitos para a Inscrição

Como dito anteriormente, um dos requisitos para se inscrever é ser discente regularmente matriculado, servidor, efetivo ou professor da instituição, mas também poderá se inscrever o público em geral.

No caso de pessoas externas ao IFPB que estejam interessadas em um dos cursos, será necessário apresentar um comprovante de Conclusão do Ensino Fundamental no momento da matrícula.

Para todos os matriculados será necessário ter conhecimento básico de informática e de navegação na internet, além da necessidade de possuir acesso à internet, pois o curso também contará com 20 horas de modalidade EaD obrigatória em sua carga horária.

Sobre as Turmas e Vagas

Segundo o mesmo edital, as vagas e turmas disponíveis são:

· Inglês A2.2 – Terça de 14h40 às 17h30;

· Inglês A1.1 – Terça de 17h40 às 20h10;

· Espanhol A1.2 – Segunda de 18h20 às 21h20;

· Espanhol A1.1 – Terça de 8h40 às 11h30;

· Espanhol A1.1 – Quarta de 8h40 às 11h30;

· Espanhol A1.1 – Quarta de 14h40 às 17h30;

· Libras 1 – Segunda de 13h50 às 16h20;

· Francês A.1.2 – Terça e Quinta de 9h50 às 11h30.

A seleção de vagas será feita segundo a quantidade de inscritos no processo seletivo, se houver um número maior do que o previsto, será feito um sorteio eletrônico, ocorrendo a ocupação total das vagas, os demais candidatos irão ficar em uma lista de espera, sendo previsto que a data para o resultado definitivo da seleção será o dia 17 de março de 2020.

Os candidatos aprovados, assim como os suplentes, deverão levar o formulário de matrícula impresso e devidamente preenchido do dia 11 ao dia 16 de Março de 2020 até a Coordenação de Linguagens, Códigos e Tecnologias do IFPB, no campus João Pessoa.

A previsão para o início das aulas é o dia 19 de março de 2020 podendo ter entre uma ou duas aulas semanais, dependendo do idioma escolhido, as aulas serão ministradas por professores da instituição sendo necessário aos alunos possuir a frequência mínima de 75% para que seja aprovado, estes serão avaliados não só pela frequência, mas também por sua participação nas aulas e em provas escritas e orais, com exceção do curso de Libras, sendo necessário média 7,0 para a aprovação no curso.

Se interessou por algum dos cursos? Então é só ler todas as informações do edital (www.ifpb.edu.br/joaopessoa/editais/direcao-geral/2020/edital-no-04-2020-direcao-geral/edital-no-04-2020-nucli-edital-cursos-de-linguas-1.pdf) e se inscrever até o dia 8 de março de 2020.

Por Beatriz Martins Fonseca

Posts Recentes

MEC altera regras: cursos de formação de professores exigirão 50% de aulas prese

Educação à distância: cursos de formação de professores deverão ter metade das aulas presenciais, determina MEC. O Ministério da Educação… Leia Mais

Melhore suas campanhas digitais com o curso de tráfego pago do Senac

Senac Recife oferece curso prático de tráfego pago e mídia de performance com início em 17 de junho. A visibilidade… Leia Mais

Jovens do Paraná podem se inscrever para bolsas de TI e qualificação

Inscrições abertas para mil jovens no programa Talento Tech: bolsas de até R$ 1.500 e curso de TI no Paraná.… Leia Mais

Jovens de baixa renda na Bahia: cursos gratuitos estão disponíveis

Instituição oferece 150 vagas em curso gratuito para jovens de baixa renda na Bahia. Inscrições até 31 de maio. O… Leia Mais

Curso de técnico de celular em Manaus: qualificação e oportunidades de emprego

Prefeitura de Manaus oferece curso gratuito de técnico de celular com foco em qualificação e empregabilidade. A Prefeitura de Manaus,… Leia Mais

HSVP tem vagas para curso técnico em enfermagem com bolsas de até 100%

Aproveite os descontos e bolsas de estudo no curso técnico em enfermagem do HSVP. Inscrições até 31 de maio! O… Leia Mais