Cursos de capacitação para PNEs e jovens no IOS


Em uma época na qual Programas de Inclusão estão tomando conta da maior parte das empresas, o Instituto da Oportunidade Social decidiu abrir cursos voltados à capacitação de pessoas portadoras de necessidades especiais e jovens. Quando se fala de programas inclusivos pensa-se apenas nas pessoas com deficiência, no entanto, eles também são muito importantes para o início laboral de muitos jovens. Os cursos estão sendo oferecidos nas cidades de Joinville (SC), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Belo Horizonte (MG). 

O IOS está com 900 vagas disponíveis em cursos desenvolvidos especialmente para a profissionalização de jovens e pessoas deficientes (deficiência visual e auditiva parcial e também restrições físicas). Os cursos disponibilizados no Instituto são para a área da tecnologia, compras, financeiro, estoque e faturamento. Nesta ocasião, para a área da tecnologia estão sendo oferecidos os cursos de Programação AdvPL (para pessoas que tenham concluído um curso no sistema ERP) e de Administração com os sistemas ERP. Em todos os cursos são ministradas aulas com conteúdos de mídias digitais, Word, Excel, Windows, PowerPoint.


As pessoas que decidam se profissionalizar nestes cursos, deverão cumprir seis meses de aulas. 

A seleção é direcionada aos jovens que possuam idade entre 15 e 24 anos, que estejam cursando ou tenham concluído o ensino médio. As pessoas portadoras de deficiências poderão participar a partir dos 16 anos.

Se você ficou interessado em fazer algum curso, precisa fazer a sua pré-candidatura de forma virtual. Após cumprir esta etapa, o candidato poderá efetuar a sua inscrição nas diversas unidades do IOS. No momento da inscrição, os interessados precisarão estar munidos de cópia e originas dos seguintes documentos: RG, CPF (seu e dos seus responsáveis legais para menores de 18 anos). Também deve levar comprovante de residência, comprovante de escolaridade, comprovante de rendimento dos tutores ou responsáveis legais (quando o candidato é menor de 18 anos). Em caso de ser portador de deficiência, é preciso levar um laudo médico que ateste a sua necessidade especial.



Por mais informações sobre os cursos, as vagas e toda a documentação a ser apresentada, consulte o site do IOS (ios.org.br/blog/index.php/capacitacao).

Por Melina Menezes

Deixe o seu comentário