Cursos Abertos no Senai BA em 2019



O Senai da Bahia oferta 1.649 vagas em diversos cursos gratuitos.

O SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem – da Bahia está com inscrições abertas para o preenchimento de 1.649 vagas em cursos gratuitos. O processo seletivo do segundo semestre deste ano já tem edital publicado e pode ser consultado neste site (http://senaiweb2.fieb.org.br/ARQUIVOS/EDITAL_CAI_BASICO-2019_2_OUTUBRO_NOVEMBRO_E_DEZEMBRO.pdf).

Segundo as normas publicadas pela instituição de ensino, as vagas estão sendo disponibilizadas nas cidades de Salvador, Lauro de Freitas, Alagoinhas, Barreiras, Camaçari, Feira de Santana, Jequié, Juazeiro, Luís Eduardo Magalhães, Simões Filho e Vitória da Conquista.



A inscrição para o processo seletivo é gratuita e deve ser realizada pela internet, através do site http://www.aprendizagemsenaiba.com.br ao qual se estende até o dia 25 deste mês, sendo limitado a dez candidatos por vaga. Durante o preenchimento, é importante seguir as orientações contidas no site, declarar verdadeiramente todos os dados e preencher o questionário socioeconômico. É obrigatório informar o CPF e o RG durante a inscrição.

Segundo o SENAI da Bahia, os resultados serão divulgados no dia 28 deste mês, pelo mesmo site onde o candidato realizou a inscrição. Os aprovados em primeira convocação devem acessar o site da aprendizagem do SENAI, realizando a matrícula nos dias 02, 03 e 04 de setembro, em horário comercial. Para a efetivação da matrícula, o candidato contemplado deve apresentar o atestado de conclusão ou histórico escolar do ensino médio ou comprovante de que esteja cursando o 9º ano do ensino fundamental ou ensino médio; carteira de identidade ou carteira nacional de habilitação com foto ou passaporte; comprovante de residência; careteira de trabalho e previdência social; e laudo médico para os candidatos com deficiência. Os menores de dezoito anos devem apresentar um responsável legal. As aulas iniciam nos meses de outubro, novembro e dezembro deste ano.



Confira os cursos disponíveis: assistente de produção; mecânico de manutenção de máquinas industriais; eletricista industrial; operador de suporte técnico em tecnologia da informação; assistente de logística; desenhista técnico; editor gráfico; assistente de logística; auxiliar de obras de edificações e mantenedor de sistema de automação industrial.

Sobre o SENAI

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial é considerado uma das principais instituições educacionais do hemisfério sul. De origem privada, o sistema oferece capacitação para uma série de áreas, sendo mais preciso, 281 vagas industriais. O ensino é realizado presencialmente ou a distância, dependendo do curso escolhido.

É estimado que o SENAI já formou em toda a sua história 73.7 milhões de trabalhadores nos locais onde a instituição de ensino está funcionando. São 541 unidades fixas e 452 unidades móveis.

O Senai também oferece seus cursos através do PRONATEC, um programa do Governo Federal para a capacitação de jovens e adultos. Estudantes do ensino fundamental e médio, além daqueles que já se formaram, podem aproveitar uma das oportunidades disponibilizadas pelo SENAI. No PRONATEC, o objetivo é a ampliação da oferta dos cursos a distância, ampliação dos cursos gratuitos, ampliação da capacitação, entre outros.

O SENAI cumpre papel importante no momento de recessão pela economia. Com a falta de profissionais capacitados no mercado de trabalho, o sistema tem a finalidade de orientar a massa trabalhadora para a recolocação com um emprego na iniciativa privada.

Além dos cursos gratuitos, o SENAI oferece alguns outros que são pagos, através dos cursos de curta duração. Estas matérias são em sua grande parte, matérias com baixo investimento, aprendizado rápido em vagas que necessitam de profissionais. O SENAI é ligado ao sistema S que tem ainda o SENI, SENAI e IEL, além da CNI – Confederação Nacional da Indústria.

Costumeiramente, o SENAI realiza ações com unidades móveis na busca de novos alunos. São quatrocentas unidades móveis que abrangem o ensino onde não há escolas por exemplo. As comunidades mais distantes são beneficiadas pela medida. Os cursos são de curtíssima duração.

Por Leandrinho de Souza

Cursos

Deixe o seu comentário