Cursos a Distância Gratuitos do Pronatec – Inscrições Abertas

MEC disponibiliza mais de 500 mil vagas em 80 cursos variados.

O MEC (Ministério da Educação e Cultura) disponibilizou mais de 500 mil vagas em 80 cursos variados, de forma totalmente gratuita para cursos que qualificam profissionais na modalidade EAD (Ensino à distância), contemplando o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, ou seja o Pronatec Oferta Voluntária.

Inscrições para os cursos

Os interessados deverão acessar o site do Sistec (Sistema Nacional de Informações da Edução Profissional e Tecnológica) http://sistec.mec.gov.br/, para proceder com suas inscrições, bem como verificar informações complementares.

Requisitos para participação

Alguns requisitos básicos deverão ser observados pelos candidatos às vagas nos cursos do Pronatec, entre eles podem ser evidenciados os seguintes:

  • Estar cursando ou já ter concluído o Ensino Médio

  • Quem está no mercado de trabalho mas busca mais qualificação

  • Possuir idade mínima de 15 anos

Incrementos no número de vagas em 2017

Conforme o diretor de Articulação e Expansão de Redes de Educação Profissionalizante e Tecnológica da Setec (Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica), o Sr. Geraldo Andrade de Oliveira, no decorrer do ano de 2017 serão ofertadas mais vagas ainda dentro do mesmo programa, sendo que a previsão é de mais 500 mil vagas disponibilizadas para o mês de agosto e 500 mil para outubro.

Já houve a capitalização de mais de 2 milhões de vagas de forma gratuita, sendo que a maioria é para a modalidade de Ensino à Distância, fazendo com que os cursos possam chegar até em lugares remotos onde inclusive possam não possuir escolas presenciais.

Serão mais de 80 cursos diversos ofertados por instituições privadas que tem relação com educação tecnológica e profissional, as quais se candidataram para oferecer tais cursos de forma gratuita e voluntária.

A duração do curso será de 160 horas / aula e o foco será dado a uma área de atuação mais específica. Por sua vez, a ministração das aulas se dará entre os meses de julho a novembro e de forma totalmente online.

O programa é um incentivo a profissionalização, com importância especial, principalmente em um momento em que o cenário nacional apresenta índices de desemprego alarmantes. Então qualquer iniciativa para deixar o currículo profissional mais atraente as empresas contratantes será bem vindo.

Por Silvano Andriotti

Posts Recentes

MEC altera regras: cursos de formação de professores exigirão 50% de aulas prese

Educação à distância: cursos de formação de professores deverão ter metade das aulas presenciais, determina MEC. O Ministério da Educação… Leia Mais

Melhore suas campanhas digitais com o curso de tráfego pago do Senac

Senac Recife oferece curso prático de tráfego pago e mídia de performance com início em 17 de junho. A visibilidade… Leia Mais

Jovens do Paraná podem se inscrever para bolsas de TI e qualificação

Inscrições abertas para mil jovens no programa Talento Tech: bolsas de até R$ 1.500 e curso de TI no Paraná.… Leia Mais

Jovens de baixa renda na Bahia: cursos gratuitos estão disponíveis

Instituição oferece 150 vagas em curso gratuito para jovens de baixa renda na Bahia. Inscrições até 31 de maio. O… Leia Mais

Curso de técnico de celular em Manaus: qualificação e oportunidades de emprego

Prefeitura de Manaus oferece curso gratuito de técnico de celular com foco em qualificação e empregabilidade. A Prefeitura de Manaus,… Leia Mais

HSVP tem vagas para curso técnico em enfermagem com bolsas de até 100%

Aproveite os descontos e bolsas de estudo no curso técnico em enfermagem do HSVP. Inscrições até 31 de maio! O… Leia Mais