Curso Técnico – Informações e Características

Categorias: Curso técnico - Cursos - Cursos técnicos

Principais pontos fortes dos cursos técnicos, mercado de trabalho, áreas disponíveis e salários.

Deseja se qualificar e entrar no mercado de trabalho rapidamente? Então talvez a melhor opção para você seja o curso técnico. Afinal, é um tipo de ensino de curta duração e que pode aumentar suas chances de ter um bom emprego.



Tem interesse em fazer um curso técnico? Então veja a seguir informações indispensáveis a esse respeito!

O que é o curso técnico:

O curso técnico é um ensino que une teoria e prática, preparando os alunos para uma determinada profissão. Por isso, o seu maior objetivo é o de possibilitar acesso mais rápido ao mercado de trabalho.

Pode ser feito por pessoas de qualquer idade, que queiram ter uma profissão, mudar de área ou melhorar seus conhecimentos em algum campo que já atuam.



Quais as suas principais modalidades:

Existem três formas de se fazer um curso técnico:

1. Integrado – é feito logo depois do Ensino Fundamental e juntamente com o Ensino Médio.

2. Externo ou Concomitante – é feito ao mesmo tempo em que o aluno estiver cursando o Ensino Médio. Nesse caso, os dois cursos são realizados separadamente e não têm nenhuma ligação entre si. Assim, o aluno estuda um período na escola regular e outro na escola técnica.

3. Profissionalizante ou Subsequente – é feito depois que o Ensino Médio já foi concluído.

De modo geral, ele tem duração de dois a três anos e pode ser gratuito ou pago.

Como é o mercado de trabalho:

O mercado de trabalho para esse tipo de ensino depende da área escolhida, pois algumas têm mais demanda do que outras. Por esse motivo, é importante fazer pesquisas sobre a que for de seu interesse. Apesar disso, o nível técnico é o que tem mais necessidade de profissionais qualificados e maior possibilidade de obter um emprego rapidamente.

Como é o salário:

O salário é bem diversificado e dependerá da área escolhida. Mas existem setores em que o profissional técnico é muito requisitado e ganha até mais do que um graduado. Segundo dados do Sine, um Técnico em Mineração, por exemplo, pode ter um salário de quase R$6.000 por mês.

Quais as áreas disponíveis:

Existem cursos técnicos em quase todas as áreas: Saúde, Meio Ambiente, Negócios, Computação, Comunicação, Design, Militar, entre outros. No site do MEC, é possível encontrar todos os cursos e instituições disponíveis no Brasil.

Assim, essa pode ser uma boa opção em relação ao Ensino Superior para qualificação profissional. Ela também pode oferecer oportunidades interessantes de trabalho e salário.

Tem vontade de fazer um curso técnico? Qual?

Por Camilla Silva



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *