Curso Técnico em Metalurgia do Pronatec

Categorias: Cursos - Cursos técnicos - Pronatec

O curso de metalurgia vem ganhando cada vez mais importância, uma vez que, com o crescimento das indústrias, o setor tem precisado de pessoas qualificadas.

Está buscando se profissionalizar no ano de 2017? Uma importante dica, nesse sentido, é o curso Técnico em Metalurgia, ofertado pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, o Pronatec.



Uma formação que fará a diferença na vida do estudante, o curso de metalurgia vem ganhando cada vez mais importância, uma vez que, com o crescimento das indústrias, o setor tem precisado de pessoas qualificadas.

Sendo assim, nós te damos alguns detalhes sobre essa área de atuação tão importante. Se informe e participe.

O que é metalurgia?



Uma ciência muito complexa, a metalurgia é a área que estuda os metais. Isso acontece desde a sua retirada do subsolo até a sua transformação dentro dos locais de trabalho.

Seus principais grupos de atuação são: metalurgia de metais não ferrosos, fundições, fabricação de tubos, produção de ferro-ligas e ferro gusa e em siderúrgicas.

O que faz um técnico em metalúrgico?

O técnico em metalúrgico trabalha com reparos de estruturas de metal e com soldagens. Além disso, o mesmo atua com algumas áreas de serralherias e ferrarias. Apesar de possuir formações bem específicas e com atuações diferentes, o mesmo pode, ainda, testar e medir produtos, participando do planejamento, da supervisão e da execução dos processos relacionados aos metais ou materiais com que trabalha.

Continuando, um técnico possui, após a conclusão do curso, a capacidade de desenvolver novos produtos, tecnologias e materiais, através de um olhar analítico de como e onde aplicar cada novo artefato. Isso tudo com extrema consciência ecológica, ou seja, sem agredir o meio ambiente durante o processo.

Onde atua o técnico em metalurgia?

O técnico em metalurgia atua em diversos locais, sendo os mais comuns em: indústrias, construtoras, siderúrgicas, entre outros.

O salário do técnico em metalurgia:

Por ser uma profissão que está em alta, a procura por pessoas que são formadas no curso de técnico em metalurgia é grande. Sendo assim, o salário de um formado na área varia conforme a sua especialização e atuação, podendo até ultrapassar o valor de R$ 7 mil.

Quais os requisitos para participar do curso?

O aluno que tiver interesse em realizar o técnico em Metalurgia precisa estar cursando ou formado no Ensino Médio numa escola pública. Além disso, ainda é preciso verificar junto ao Pronatec ou com a escola que estiver ofertando a capacitação, outros pré-requisitos que estão relacionados ao curso. Também é possível fazê-lo pelo site http://portal.mec.gov.br/pronatec.

As inscrições do Pronatec são feitas pelo endereço eletrônico oficial http://pronatec.mec.gov.br/inscricao ou na instituição que realiza o curso. O processo seletivo ocorre por meio de prova e análises referentes à situação socioeconômica e de emprego do candidato.

Por Kellen Kunz



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *