Curso Técnico em Mecânica no COTIL Unicamp

O curso prepara o profissional para atuar não somente em oficinas, mas também no segmento de empresas de alta tecnologia, petroquímica, indústria farmacêutica e alimentícia.

Os jovens interessados em se preparar para o seu futuro profissional têm como alternativa o Curso Técnico em Mecânica que é disponibilizado pelo COTIL (Colégio Técnico de Limeira), na Unicamp, que forma profissionais para trabalhar em indústrias metalúrgicas, alimentícias, automobilísticas, de máquinas em geral, autopeças, equipamentos eletroeletrônicos, em vendas técnicas e em usinas.

Ao se formar nessa área técnica, o profissional estará qualificado para produzir e executar projetos, promover o controle e execução de inspeções de materiais, instrumentos, produtos e processos, fazer levantamentos e orçamentos de custos e relatórios, manusear máquinas e aparelhos, além de montar equipamentos e realizar produções, de modo a aproveitar melhor os recursos econômicos, humanos e ambientais.

Tem interesse nessa profissão? Confira abaixo mais informações sobre o Curso Técnico em Mecânica oferecido pelo COTIL:

Como é o curso

Ao se matricular no Curso Técnico em Mecânica no COTIL, os estudantes terão à sua disposição salas de aula com aparelho multimídia para a apresentação de conteúdos eletrônicos, laboratórios de informática e específicos, que permitem colocar o aprendizado teórico em prática, mais uma biblioteca com exemplares atualizados e área de convivência para que os alunos troquem experiências entre si.

A especialização se divide em duas partes, sendo a teórica e a prática. Primeiro o estudante será apresentado às técnicas teóricas e posteriormente, com a ajuda dos professores, terá a oportunidade de elaborar projetos na prática. O corpo docente do curso conta com profissionais renomados e atuantes no mercado, que trazem conhecimentos atuais e situações do cotidiano para dentro do ambiente de aprendizado.

O Técnico em Mecânica prepara o profissional para atuar não somente em oficinas, mas também no segmento de empresas de alta tecnologia, petroquímica, indústria farmacêutica e alimentícia. Os formados nesse campo podem trabalhar desde na prestação de serviços até na manutenção de equipamentos. O curso também foca em desenvolver as competências empreendedoras dos alunos, moldando-os para que sejam capazes de abrir o seu próprio negócio.

Ao optar por atuar nas indústrias, o técnico em Mecânica pode lidar diretamente com o planejamento ou produção de processos, com assistência técnica, prestação de serviços ou comercialização de máquinas. Aqueles que decidirem empreender podem desenvolver novas tecnologias, criando novos produtos ou fabricando máquinas.

Quem pode fazer

Podem fazer o Curso Técnico em Mecânica no COTIL os jovens interessados em cursar o Ensino Médio Técnico. Para ingressar na especialização é necessário passar pelo processo seletivo do colégio, que inclui um exame de seleção, também chamado de Vestibulinho e a análise de perfil feita por parte da instituição de ensino.

O curso é indicado para aquelas pessoas que já têm uma noção da área profissional em que desejam trabalhar. Afinal, a partir dessa formação, o estudante tem a oportunidade de entrar para o mercado de trabalho e depois fazer uma graduação enquanto já trabalha no seu campo de interesse.

Como ingressar

Quem deseja obter a formação técnica em Mecânica por meio do COTIL deve ficar atento aos processos seletivos realizados pela instituição. Geralmente, as inscrições para o exame de seleção são abertas entre os meses de setembro e outubro. A inscrição para o Vestibulinho tem que ser feita direto no site do colégio.

A prova aplicada é composta por questões sobre conhecimentos gerais e específicos, Língua Portuguesa, Matemática, atualidades e demais conteúdos estudados no Ensino Médio. Os alunos aprovados serão avisados sobre a documentação que precisam apresentar no ato da matrícula, devendo se matricular até a data limite prevista, do contrário a sua vaga pode ser transferida para outro candidato. O curso é estruturado por quatro semestres, ou seja, tem duração de dois anos. O início das aulas acontece no mês de fevereiro e segue até dezembro.

Por Simone Leal

Posts Recentes

MEC altera regras: cursos de formação de professores exigirão 50% de aulas prese

Educação à distância: cursos de formação de professores deverão ter metade das aulas presenciais, determina MEC. O Ministério da Educação… Leia Mais

Melhore suas campanhas digitais com o curso de tráfego pago do Senac

Senac Recife oferece curso prático de tráfego pago e mídia de performance com início em 17 de junho. A visibilidade… Leia Mais

Jovens do Paraná podem se inscrever para bolsas de TI e qualificação

Inscrições abertas para mil jovens no programa Talento Tech: bolsas de até R$ 1.500 e curso de TI no Paraná.… Leia Mais

Jovens de baixa renda na Bahia: cursos gratuitos estão disponíveis

Instituição oferece 150 vagas em curso gratuito para jovens de baixa renda na Bahia. Inscrições até 31 de maio. O… Leia Mais

Curso de técnico de celular em Manaus: qualificação e oportunidades de emprego

Prefeitura de Manaus oferece curso gratuito de técnico de celular com foco em qualificação e empregabilidade. A Prefeitura de Manaus,… Leia Mais

HSVP tem vagas para curso técnico em enfermagem com bolsas de até 100%

Aproveite os descontos e bolsas de estudo no curso técnico em enfermagem do HSVP. Inscrições até 31 de maio! O… Leia Mais