Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática no Cetam


O Curso Técnico de Nível Médio em Manutenção e Suporte em Informática forma um profissional com capacitação para realizar diversos tipos de manutenção, tanto preventiva quanto corretiva sobre os equipamentos específicos na área de informática.

Na atualidade, impulsionadas pela era digital, muitas empresas e órgão públicos estão abrindo cursos e mais cursos profissionalizantes em diversas modalidades. São instituições existentes em todas as regiões do Brasil, que atuam como eficientes alternativas para o avanço da educação e do ensino técnico profissionalizante.

Entre as grandes organizações que estão contribuindo para o aperfeiçoamento da educação e do profissionalismo, em território nacional, está o instituto Cetam, que consiste em uma espécie de universidade que promove um ensino rigoroso, sendo a responsável pela abertura de diversas opções de cursos técnicos, destinados à educação profissional pública no Estado do Amazonas, o qual é parte integrante da estrutura do próprio Poder Executivo do Governo daquele Estado. O endereço do Cetam é o seguinte: Av. Pedro Teixeira, número 2354, no CEP: 69040-000. Município de Manaus, Capital, no Estado do Amazonas. O horário oficial de atendimento se dá entre as 8 horas às 17 horas, semanalmente.


Assim, o Cetam constitui uma grande estrutura administrativa que está aparelhada por órgãos diversos, distribuídos em departamentos internos que abrangem os seguintes: setor de Administração Superior; setor de Assistência e de Assessoramento; setor de Atividade Meio e das Atividades Fim, todos eles oficialmente distribuídos da seguinte maneira:

A – departamento de Administração Superior, no qual se exerce a função de presidência;

B – departamento de Assistência e de Assessoramento, no qual se exercem as seguintes funções: de Gabinete; de Assessoria; de Procuradoria Jurídica; de Comissão Permanente de Concursos;



C – departamento de Atividades-Meio, qual se exercem as seguintes funções: no setor de Diretoria Administrativo-Financeira, o DAF; no setor de Gerência de Pessoal; setor de Gerência de Logística; setor de Gerência de Compras; setor de Gerência de Orçamento e Finanças e em Protocolo;

D – departamento de Atividades-Fim, onde se exercem as funções de: Diretoria Acadêmica, o DAC; de Secretaria Acadêmica; de Planejamento Acadêmico; de Coordenação de Formação Inicial e Formação Continuada; de Coordenação de Formação Técnica; de Unidades Descentralizadas de Ensino; de Núcleos de Educação Profissional; de Diretoria das Relações Institucionais e Empresariais, o DIREI; de Coordenação dos Projetos Especiais; de Coordenação dos Eventos Institucionais; de Coordenação de Monitoramento e de Avaliação Institucional e na função de Coordenação da Interlocução Institucional.

Assim, o novo programa de educação profissionalizante inaugurado pelo Cetam é o seguinte:

O Curso Técnico de Nível Médio em Manutenção e Suporte no ramo de Informática forma um profissional com capacitação para realizar diversos tipos de manutenção, tanto preventiva quanto corretiva sobre os equipamentos específicos na área de informática, atuando de modo a identificar com precisão todos os principais componentes que estruturam o funcionamento eficiente um computador qualquer, além de saber lidar eficientemente com todas as suas funcionalidades. Assim, o profissional neste segmento deverá ser capaz de identificar as variadas arquiteturas digitais e físicas que compõem qualquer tipo de rede e deverá atuar na análise dos meios físicos; na análise sobre os dispositivos e na análise sobre os diversos padrões de comunicação. Trabalha na avaliação das necessidades de substituição ou até mesmo na total atualização tecnológica dos componentes das redes, se assim for necessário. Trabalha na devida instalação; na configuração e até na desinstalação dos programas mais básicos; de programas utilitários e de aplicativos. Deve estar munido de competências para realizar os necessários procedimentos de Backup e de recuperação de dados. Portanto, este profissional torna-se um dos responsáveis pelo eficiente fluxo de energia em fibra ótica e na garantia da conectividade das redes, que são imprescindíveis para a vida moderna.

Este curso está estruturado no Eixo Tecnológico da Informação e da Comunicação. A carga horária total deste programa é de 1.200 horas. Para mais informações acesse o site: http://www.cetam.am.gov.br/curso/tecnico-de-nivel-medio-em-manutencao-e-suporte-em-informatica.

Por Paulo Henrique dos Santos

Deixe o seu comentário