Curso Técnico em Logística no Cetam


O Curso Técnico em Logística visa à formação de um profissional capacitado para atuar em diversas atividades nos procedimentos de transporte, de armazenamento e na distribuição dentro do segmento de cadeias de suprimentos.

A vida moderna está mais exigente, porém, também, muito mais repleta de possibilidades de desenvolvimento e formação pessoal. Impulsionadas pela era digital, muitas empresas e órgão públicos estão abrindo cursos e mais cursos profissionalizantes em diversas modalidades. São instituições existentes em todas as regiões do Brasil, que atuam como eficientes alternativas para o avanço da educação e do ensino técnico profissionalizante.

Entre as grandes organizações que estão contribuindo para o aperfeiçoamento da educação e do profissionalismo, em território nacional, está o instituto Cetam, que consiste em uma espécie de universidade que promove um ensino rigoroso, sendo a responsável pela abertura de diversas opções de cursos técnicos, destinados à educação profissional pública no Estado do Amazonas, o qual é parte integrante da estrutura do próprio Poder Executivo do Governo daquele Estado. O endereço do Cetam é o seguinte: Av. Pedro Teixeira, número 2354, no CEP: 69040-000. Município de Manaus, Capital, no Estado do Amazonas. O horário oficial de atendimento se dá entre as 8 horas às 17 horas, semanalmente.


Assim, o Cetam constitui uma grande estrutura administrativa que está aparelhada por órgãos diversos, distribuídos em departamentos internos que abrangem os seguintes: setor de Administração Superior; setor de Assistência e de Assessoramento; setor de Atividade Meio e das Atividades Fim, todos eles oficialmente distribuídos da seguinte maneira:

1 – departamento de Administração Superior, no qual se exerce a função de presidência;

2 – departamento de Assistência e de Assessoramento, no qual se exercem as seguintes funções: de Gabinete; de Assessoria; de Procuradoria Jurídica; de Comissão Permanente de Concursos;



3 – departamento de Atividades-Meio, qual se exercem as seguintes funções: no setor de Diretoria Administrativo-Financeira, o DAF; no setor de Gerência de Pessoal; setor de Gerência de Logística; setor de Gerência de Compras; setor de Gerência de Orçamento e Finanças e em Protocolo;

4 – departamento de Atividades-Fim, onde se exercem as funções de: Diretoria Acadêmica, o DAC; de Secretaria Acadêmica; de Planejamento Acadêmico; de Coordenação de Formação Inicial e Formação Continuada; de Coordenação de Formação Técnica; de Unidades Descentralizadas de Ensino; de Núcleos de Educação Profissional; de Diretoria das Relações Institucionais e Empresariais, o DIREI; de Coordenação dos Projetos Especiais; de Coordenação dos Eventos Institucionais; de Coordenação de Monitoramento e de Avaliação Institucional e na função de Coordenação da Interlocução Institucional.

Desta maneira, o novo programa de educação profissionalizante promovido pelo Cetam é o seguinte:

O Curso Técnico em Logística visa à formação de um profissional capacitado para atuar em diversas atividades nos procedimentos de transporte, de armazenamento e na distribuição dentro do segmento de cadeias de suprimentos. Atuar no agendamento de programas de manutenção sobre as máquinas e os equipamentos. Possui competências para atuar no processo de compras, no processo de recebimento, no processo de movimentação, no processo de armazenagem, processo de expedição e processo de distribuição de materiais e demais produtos. Atua na colaboração sobre a gestão dos estoques. Trabalha prestando o devido atendimento a todos os clientes de uma empresa. Atua no estabelecimento dos necessários procedimentos sobre a qualidade, sobre a segurança e a higiene do trabalho em todo o sistema logístico.

O profissional em logística, portanto, trabalha como um gestor responsável por diversas tarefas simultâneas. A responsabilidade de um colaborador nessa área é imensa e, por essa razão, todo curso profissionalizante nesse departamento, como em outros, deverá estabelecer, rigorosamente, as bases desse cargo de grande importância para o funcionamento das companhias.

Este programa de formação técnico profissional está estruturado no Eixo Tecnológico de tipo Gestão e Negócio. A carga horária total deste curso é de 1.000 horas.

Para mais informações acesse o site do Cetam: http://www.cetam.am.gov.br/curso/tecnico-em-logistica.

Por Paulo Henrique dos Santos

Deixe o seu comentário