Curso Técnico em Informática no COTIL Unicamp

Escrito por admin em 25/10/2017  /   Postado em Cursos, Cursos técnicos, Unicamp




Curso é oferecido em duas modalidades distintas, que são para alunos matriculados no Ensino Médio e para estudantes que já se formaram e estão fazendo um curso técnico somente.

Criado no início dos anos 60, mais precisamente no mês de dezembro do ano de 1960, o Colégio Técnico de Limeira, o COTIL, é uma instituição de profissionalização técnica ligada a Universidade Estadual de Campinas, a UNICAMP.

Com mais de meio século de atuação no interior paulista, o COTIL é uma escola que oferece aulas para o Ensino Médio para alunos nos últimos anos da escola e que prepararam esses estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio. Além de oferecer aulas de cursos técnicos, em áreas como: Qualidade, Mecânica, Informática, Geodésia, Enfermagem e Edificações. Em todos esses anos desde a sua fundação, o Colégio Técnico de Limeira já formou milhares de alunos e profissionalizou tantos outros.

A entidade é reconhecida pela qualidade de seu ensino, com um material didático completo e atualizado, que aborda diferentes pontos e tópicos de cada curso, fazendo com que o aluno tenha um aprendizado amplo e possa enfrentar os desafios impostos no dia a dia na formação que escolheu. Além disso, a instituição conta com um corpo docente formado por professores com vasta experiência e que contribuem de maneira significativa pelo aprendizado dos alunos. Ensinando-os mais do que a matéria em si, mas também como se comportar em diferentes situações e achar as melhores soluções.

Por fim, o COTIL oferece aos seus alunos uma estrutura completa, com máquinas modernas, equipamentos e utensílios que facilitam o aprendizado prático dos estudantes. Muitos alunos, após concluírem um dos cursos profissionalizantes do Colégio Técnico de Limeira conseguem uma colocação no mercado de trabalho e são reconhecidos dentro das empresas em que são contratados, devido a toda a formação que receberam e ajudam no melhor desenvolvimento da organização em que trabalham.

Falando mais especificamente do curso técnico em Informática da COTIL – Unicamp, essa formação é oferecida em duas modalidades distintas, que são: para alunos matriculados no Ensino Médio e também para estudantes que já se formaram e estão fazendo um curso técnico somente. Para a primeira modalidade, ou seja, estudantes ainda matriculados na escola, esse curso é oferecido em dois horários diferentes. A primeira turma frequenta as aulas no período da manhã, no horário das 07h30 às 12h e depois das 13h10 às 17h40, de segunda-feira a sexta-feira. O sábado é destinado a outras atividades, como reposições de aulas, avaliações, dentre outros. Já para a segunda turma, as aulas acontecem a noite no horário 19h até às 23h, de segunda-feira a sexta-feira. Os alunos que estão fazendo só o Curso Técnico, as aulas acontecem só no período noturno, nos mesmos dias e no mesmo horário mencionado acima.

O curso técnico de Informática do Colégio Técnico de Limeira tem a carga horária total de 2360 horas, que são divididas em 1760 horas de aulas e 600 horas que precisam ser cumpridas através de um estágio. A formação é divida por disciplinas. Assim, os alunos aprendem m pouco de cada área dentro do campo da Informática.

Conheça agora cada disciplina desenvolvida dentro da formação técnica:

1º módulo – disciplinas:

Banco de Dados

Editoração Gráfica I

Estatística

Informática Aplicada

Redes de Computadores

Técnicas de Programação

2º módulo – disciplinas:

APSI

Editoração Gráfica II





Estrutura de Dados

Linguagem de Programação I

Sistemas Operacionais

Técnicas Digitais

3º módulo – disciplinas:

Automação e Controle

Desenvolvimento de Projetos

Desenvolvimento para Dispositivos Móveis

Desenvolvimento de Aplicações Web

Linguagem de Programação Multiplataforma

Tópicos

Estágio Supervisionado

Para este ano não se tem mais vagas, as próximas turmas vão ser abertas em 2018. Para ingressar em um dos cursos técnicos do Colégio Técnico de Limeira, o COTIL, o interessado precisa participar de um processo seletivo semelhante a um vestibular. Todos os anos essas provas são realizadas.

Para saber mais informações e quando vai acontecer esse processo seletivo, visite com frequência o site do COTIL da Unicamp, que pode ser acessado através do seguinte endereço eletrônico: www.cotil.unicamp.br.

Boa sorte!

Por Isabela Castro



Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

  • Comprinhas Comércio Ltda.
    CNPJ: 11.843.532/0001-07
    Av. Cândido de Abreu, 776 / 803
    Centro Cívico - Curitiba / PR
    CEP: 80.530-000
Copyright© 2010-2014 - Cursos Novos - Cursos Técnicos