Curso Técnico em Enfermagem no Cotil Unicamp

O curso tem como finalidade formar profissionais que possam auxiliar os profissionais da enfermagem, trabalhando nos diversos setores hospitalares.

Uma das profissões mais admiradas do mundo é a medicina. Em qualquer sociedade a figura dos médicos é exaltada ao status de heróis, junto com outras profissões maravilhosas. Contudo, existe uma classe dentro da área médica, que na maioria dos casos passa despercebida, mas sem ela o sucesso dos médicos não seria possível: a Enfermagem.

Os enfermeiros não são apenas o braço direito dos médicos, eles são fundamentais para que o tratamento dos pacientes obtenha o sucesso desejado. Eles estão envolvidos em todas as fases do trabalho médico, desde a entrada do paciente até a saída. Com certeza, sem os enfermeiros haveria uma limitação incalculável no trabalho médico.

Conhecendo esta importância, o Colégio Técnico de Limeira (COTIL), um curso com a chancela da Universidade Estadual de Campinas, empenhado em formar profissionais competentes que possam fazer a diferença no mercado de trabalho, está abrindo inscrições para a realização de mais um Curso Técnico de Enfermagem.

O curso tem como finalidade formar profissionais que possam auxiliar os profissionais da enfermagem, trabalhando nos diversos setores hospitalares. Após a conclusão, os alunos estarão habilitados a trabalhar como técnicos de enfermagem. Neste processo realizarão trabalhos ligados ao planejamento, à orientação e à supervisão.

O trabalho do técnico de enfermagem é de suma importância, visto estar diretamente ligado à recuperação e reabilitação da saúde dos pacientes. Um bom profissional da área auxilia os enfermeiros no acolhimento dos pacientes e proporciona aos pacientes um ambiente propício para o restabelecimento da saúde.

ATIVIDADES DOS TÉCNICOS EM ENFERMAGEM

Dentro da área de enfermagem, os profissionais formados pelo COTIL estarão habilitados para realizar as seguintes atividades:

· Realizar atividade de desinfecção e esterilização;

· Administrar medicamentos prescritos;

· Zelar pela segurança dos pacientes;

· Auxiliar na higiene e conforto do paciente;

· Verificar sinais vitais;

· Realizar sondagens;

· Fazer curativos;

· Realizar atividade de desinfecção e esterilização.

Além destes trabalhos, poderão ainda trabalhar dentro das unidades especializadas, auxiliando os médicos e enfermeiros no tratamento de pacientes internados nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTI), atendendo aos diversos pacientes destes locais das diferentes faixas etárias, tais como: adultos, crianças e idosos.

QUEM PODE FAZER O CURSO?

Para realização do curso o candidato deve ter concluído ou estar cursando o segundo ou terceiro ano do ensino médio. Segundo a instituição, não há idade mínima para realização do curso de Técnico em Enfermagem pelo COTIL. Entretanto, a prática profissional só pode ser realizada por profissionais com idade superior a 18 anos.

Os interessados precisam estar cientes que sua formação lidará diretamente com a saúde, bem-estar e restabelecimento de pacientes. Por isso, uma das exigências é o amor pelo ser humano, visto se tratar de uma profissão que tem como alvo principal a vida.

Para ingressar no COTIL é preciso realizar o exame de seleção, que acontece todo final de ano. A classificação neste vestibular será o passaporte de entrada no curso.

ESTRUTURA DO COLÉGIO

Sempre primando pela excelência e para atender as necessidades de uma formação de qualidade, o Colégio Técnico de Limeira montou uma grande estrutura, a fim de dar suporte aos estudantes. Seguem algumas das instalações existentes nos campos:

· Laboratórios Informática;

· Ambulatório Médico-odontológico;

· Setor de Estágios;

· Biblioteca Informatizada;

· Restaurante;

· Gráfica;

· Cantina;

· Praça Esportiva;

· Cadastro de Moradia.

O Colégio Técnico de Limeira está situado a Rua Paschoal Marmo, 1888 – Jardim Nova Itália – Limeira/SP. A escola começou suas atividades educacionais em 24 de abril de 1967. Desde então vem trabalhando na formação de jovens do ensino médio e ofertando os cursos técnicos, preparando seus alunos para entrada na universidade.

Conforme a instituição, sua meta se resume na seguinte frase: “Formar o profissional de hoje, pensando no homem de amanhã”.

Por Juanito Carvalho

Posts Recentes

MEC altera regras: cursos de formação de professores exigirão 50% de aulas prese

Educação à distância: cursos de formação de professores deverão ter metade das aulas presenciais, determina MEC. O Ministério da Educação… Leia Mais

Melhore suas campanhas digitais com o curso de tráfego pago do Senac

Senac Recife oferece curso prático de tráfego pago e mídia de performance com início em 17 de junho. A visibilidade… Leia Mais

Jovens do Paraná podem se inscrever para bolsas de TI e qualificação

Inscrições abertas para mil jovens no programa Talento Tech: bolsas de até R$ 1.500 e curso de TI no Paraná.… Leia Mais

Jovens de baixa renda na Bahia: cursos gratuitos estão disponíveis

Instituição oferece 150 vagas em curso gratuito para jovens de baixa renda na Bahia. Inscrições até 31 de maio. O… Leia Mais

Curso de técnico de celular em Manaus: qualificação e oportunidades de emprego

Prefeitura de Manaus oferece curso gratuito de técnico de celular com foco em qualificação e empregabilidade. A Prefeitura de Manaus,… Leia Mais

HSVP tem vagas para curso técnico em enfermagem com bolsas de até 100%

Aproveite os descontos e bolsas de estudo no curso técnico em enfermagem do HSVP. Inscrições até 31 de maio! O… Leia Mais