O Programa de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), criado em 2011 pelo governo federal, oferece a alunos de baixa renda cuja renda familiar não ultrapasse a um salário mínimo e meio por pessoa, mais de 600 cursos profissionalizantes e 220 cursos técnicos com registro no MEC.
Para saber quais cursos são oferecidos, basta acessar o site do MEC e escolher qual curso que tem durações variadas. O MEC ainda prevê para esse ano um aumento de 10% no número de vagas.
Os cursos do Pronatec preparam e capacitam os estudantes para os desafios do mercado de trabalho e basta o aluno se dirigir até alguma instituição que ofereça o curso e fazer sua inscrição ou acessar o site da entidade para saber mais informações a respeito e a qualquer momento, o governo federal pode informar o período de inscrições para esse ano.
Um dos cursos mais procurados pelos estudantes é o Técnico em Eletromecânica que além de oferecer salários atrativos, oferece ao profissional um vasto mercado de trabalho que podem ser concessionárias de energia, indústrias em geral, empresas de automação industrial e laboratórios de controle de pesquisa e qualidade industrial.
As principais funções do técnico em eletromecânica são execução e manutenção de toda a parte elétrica e mecânica de equipamentos industriais do mais variados tipos, além da manutenção preventiva e corretiva dos mesmos.
A carga horária do curso é de 1.200 horas e a duração é em torno de 16 meses. O principal objetivo é a formação com excelência dos alunos no que diz respeito a todo o controle de ações e manutenção dentro da área de eletromecânica.
O salário inicial médio de um técnico em eletromecânica, dependendo do porte da empresa em que se trabalha e da experiência profissional pode variar entre R$ 1.900,00 até R$ 3.900,00, o que é bastante atrativo em época de crise financeira.
Vale ainda lembrar que o aluno deve ter idade mínima de 16 anos e estar cursando o segundo ano do ensino médio ou já ter concluído o mesmo. Desde que foi criado, o Pronatec já ajudou mais de nove milhões de pessoas em vários municípios do Brasil.
Não perca a chance e fique atento às inscrições dos cursos e boa sorte.
Por Rodrigo Souza de Jesus
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Política de Cookies
Quer deixar um comentário?